O Boi Caprichoso consagrou-se tricampeão do 57º Festival de Parintins, conquistando seu 26º título histórico com um décimo de vantagem sobre o Boi Garantido, totalizando 1.259,3 pontos. Com o tema “Cultura: o Triunfo do Povo”, a nação azulada brilhou no Bumbódromo de Parintins, a 369 quilômetros de Manaus.
Após 28 anos, o tricampeonato foi alcançado sob a gestão do presidente Rossy Amoedo. Rossy, o primeiro artista plástico a presidir o Caprichoso, dedicou o título aos profissionais dos bastidores. “Dedico essa conquista aos nossos companheiros de trabalho. Vim do galpão, e é um grande orgulho ser artista e presidente do Boi. Dedico este título a todos os trabalhadores, colaboradores, costureiras, soldadores, ao nosso Conselho de Arte e toda a diretoria”, declarou o presidente.
Rossy destacou a importância do momento para toda a família azul e branco, celebrando a vitória com muita alegria. “É um dia muito especial. Faz muito tempo que fomos tricampeões e, hoje, realizar este sonho é algo indescritível”, ressaltou.
O troféu de campeão foi erguido pelo presidente e levado ao galpão do Caprichoso, dando início à festa da vitória azulada. “Valeu a pena cada momento, desde as seis da manhã até a hora da entrada no Bumbódromo. É uma emoção muito grande!”, comemorou a torcedora Flávia Guimarães.
Visitantes de Manaus e outros estados acompanharam a comemoração do tricampeonato. “Sou manauara, mas com uma estrela que pulsa no peito, sou parintinense! Venho todo ano e isso aqui representa todos os sentidos da minha vida, é o boi Caprichoso”, declarou Leandro Reis. “Sou de Maceió, e vim pela primeira vez. Acompanho o Caprichoso há muito tempo. É um sonho estar aqui. Caprichoso Tri!”, revelou Camila Cavalcante.
Apuração
A apuração foi aberta pelo secretário de Economia Criativa do Estado, Marcos Apolo Muniz, e conduzida pelo presidente da comissão julgadora, Beto Brandão, com representantes dos bumbás. Caprichoso e Garantido foram avaliados por nove jurados, que atribuíram notas a 21 itens, divididos em blocos: Comum/Musical, Cênico Coreográfico e Artístico.
O 57º Festival de Parintins foi realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, nos dias 28, 29 e 30 de junho. Caprichoso e Garantido proporcionaram grandes espetáculos na arena do Bumbódromo.
“Era perceptível que seria uma disputa acirrada, com a diferença de apenas um décimo. Além do tricampeonato do festival, Caprichoso também é tri no Recicla Galera, uma ação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente que promove a sustentabilidade e incentiva a reciclagem dos resíduos gerados no festival”, afirmou o secretário, destacando que Caprichoso destinou mais de 13 mil quilos de materiais para reciclagem, recebendo uma premiação de R$ 20 mil.
O secretário também ressaltou que o Governo do Amazonas realizou um dos maiores festivais e mencionou o projeto do novo Bumbódromo. “No próximo ano, faremos um festival ainda maior com a proposta do novo Bumbódromo, que agora passará pelas etapas de contratação de projetos. Ainda temos algumas etapas a vencer antes de iniciar a obra, mas a expectativa de uma reestruturação do espaço já é grande”, concluiu.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Digital influencer é flagrada disparando tiros em via pública em Manaus
Corinthians enfrenta Vasco com desfalques de Yuri Alberto e Félix Torres na 35ª rodada do Brasileirão
Ataque aéreo israelense em Beirute deixa 11 mortos e 23 feridos
Botafogo entra em campo contra o Vitória com oito jogadores pendurados antes de decisão contra o Palmeiras
Cruzeiro mira 20º título no século e busca primeira Sul-Americana contra o Racing
Juarez Lima, ícone do Festival de Parintins, morre aos 58 anos na Áustria