O Boi Caprichoso consagrou-se tricampeão do 57º Festival de Parintins, conquistando seu 26º título histórico com um décimo de vantagem sobre o Boi Garantido, totalizando 1.259,3 pontos. Com o tema “Cultura: o Triunfo do Povo”, a nação azulada brilhou no Bumbódromo de Parintins, a 369 quilômetros de Manaus.
Após 28 anos, o tricampeonato foi alcançado sob a gestão do presidente Rossy Amoedo. Rossy, o primeiro artista plástico a presidir o Caprichoso, dedicou o título aos profissionais dos bastidores. “Dedico essa conquista aos nossos companheiros de trabalho. Vim do galpão, e é um grande orgulho ser artista e presidente do Boi. Dedico este título a todos os trabalhadores, colaboradores, costureiras, soldadores, ao nosso Conselho de Arte e toda a diretoria”, declarou o presidente.
Rossy destacou a importância do momento para toda a família azul e branco, celebrando a vitória com muita alegria. “É um dia muito especial. Faz muito tempo que fomos tricampeões e, hoje, realizar este sonho é algo indescritível”, ressaltou.
O troféu de campeão foi erguido pelo presidente e levado ao galpão do Caprichoso, dando início à festa da vitória azulada. “Valeu a pena cada momento, desde as seis da manhã até a hora da entrada no Bumbódromo. É uma emoção muito grande!”, comemorou a torcedora Flávia Guimarães.
Visitantes de Manaus e outros estados acompanharam a comemoração do tricampeonato. “Sou manauara, mas com uma estrela que pulsa no peito, sou parintinense! Venho todo ano e isso aqui representa todos os sentidos da minha vida, é o boi Caprichoso”, declarou Leandro Reis. “Sou de Maceió, e vim pela primeira vez. Acompanho o Caprichoso há muito tempo. É um sonho estar aqui. Caprichoso Tri!”, revelou Camila Cavalcante.
Apuração
A apuração foi aberta pelo secretário de Economia Criativa do Estado, Marcos Apolo Muniz, e conduzida pelo presidente da comissão julgadora, Beto Brandão, com representantes dos bumbás. Caprichoso e Garantido foram avaliados por nove jurados, que atribuíram notas a 21 itens, divididos em blocos: Comum/Musical, Cênico Coreográfico e Artístico.
O 57º Festival de Parintins foi realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, nos dias 28, 29 e 30 de junho. Caprichoso e Garantido proporcionaram grandes espetáculos na arena do Bumbódromo.
“Era perceptível que seria uma disputa acirrada, com a diferença de apenas um décimo. Além do tricampeonato do festival, Caprichoso também é tri no Recicla Galera, uma ação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente que promove a sustentabilidade e incentiva a reciclagem dos resíduos gerados no festival”, afirmou o secretário, destacando que Caprichoso destinou mais de 13 mil quilos de materiais para reciclagem, recebendo uma premiação de R$ 20 mil.
O secretário também ressaltou que o Governo do Amazonas realizou um dos maiores festivais e mencionou o projeto do novo Bumbódromo. “No próximo ano, faremos um festival ainda maior com a proposta do novo Bumbódromo, que agora passará pelas etapas de contratação de projetos. Ainda temos algumas etapas a vencer antes de iniciar a obra, mas a expectativa de uma reestruturação do espaço já é grande”, concluiu.



ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Governador Wilson Lima destaca mais de 3 mil procedimentos na primeira semana do Hospital Público Veterinário do Amazonas
Prefeitura recolhe cerca de 10 mil pneus descartados irregularmente em Manaus no mês de setembro
Último dia de inscrição para o concurso da Aleam: mais de 60 mil candidatos já garantiram participação
Afya Educação Médica oferece consultas gratuitas em Endocrinologia Pediátrica
Mais brincadeira, menos tela: confira dicas para uma infância saudável
Prefeitura de Manaus informa locais de atendimento das Unidades Móveis de Saúde da Mulher