A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) causou polêmica ao se referir à também deputada Benedita da Silva (PT-RJ) como “Chica da Silva” durante uma live nas redes sociais. O incidente ocorreu enquanto Zambelli reclamava de não ter poder de fala na Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, que aconteceu em Maceió.
Chica da Silva, cujo nome verdadeiro era Francisca da Silva de Oliveira, foi uma mulher escravizada que viveu no Brasil durante o século 18. Ela conseguiu a alforria e acumulou riqueza e poder, rompendo barreiras sociais e raciais da época. Sua história inspirou obras e a transformou em um símbolo de resistência.
Benedita da Silva, atual coordenadora da Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados, foi alvo da declaração de Zambelli. O vídeo com o comentário circulou nas redes sociais, gerando reações negativas.
Em nota, a assessoria de Zambelli afirmou que ela “confundiu” o nome de Benedita e que a conversa entre as duas foi amigável após o ocorrido. No entanto, o PT classificou a fala como racista e expressou solidariedade à deputada Benedita.
Apesar das desculpas, Benedita anunciou que vai acionar a Justiça contra Zambelli.
Veja o vídeo no instagram do @PortalIgarapeNews.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Conjunto Gilberto Mestrinho é homenageado em nova obra de Gnos AM
Presidente Roberto Cidade anuncia data de lançamento do edital do concurso público da Aleam
Ação conjunta do Procon Manaus e DECON resulta na apreensão de 1.500 produtos falsificados em lojas da capital
Mostra de cinema dá voz à diversidade e à periferia no ‘#SouManaus 2025’
Moradores interditam ramal do Brasileirinho em protesto por melhorias na infraestrutura
Motorista é preso com mais de meia tonelada de maconha após fugir de blitz em Manaus