O governador Wilson Lima assinou nesta segunda-feira um protocolo de intenções com o Banco da Amazônia, visando impulsionar o setor primário e o empreendedorismo no Amazonas. O acordo prevê investimentos de R$ 1,4 bilhão do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), fortalecendo o compromisso do governo estadual com o desenvolvimento sustentável.
“É crucial que as pessoas compreendam de forma prática a finalidade desses R$ 1,4 bilhões. Podemos realizar ações conjuntas, priorizar as demandas mais urgentes, especialmente na agricultura familiar, para que os recursos sejam aplicados de maneira eficaz e obtenham os resultados esperados”, destacou o governador Wilson Lima.
A cerimônia de assinatura contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o superintendente regional do Banco da Amazônia, Eden Sávio da Silva; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa; o secretário de Meio Ambiente (Sema), Eduardo Taveira; o secretário de Produção Rural (Sepror), Daniel Borges; a secretária de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Jussara Pedrosa; e a secretária de Assistência Social (Seas), Kelly Patrícia.
Também participaram da reunião os diretores-presidentes do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), Vanderlei Avino, e da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Michelle Bessa, além de representantes das secretarias de Estado da Fazenda (Sefaz) e da Cultura e Economia Criativa.
Crédito e Investimentos
O Banco da Amazônia S.A disponibilizará este ano mais de R$ 1,4 bilhão ao setor produtivo amazonense. Desse total, R$ 1,1 bilhão será destinado ao crédito de fomento do FNO, e R$ 282 milhões serão aplicados na carteira comercial, contemplando operações alinhadas aos programas de financiamento do banco.
Os recursos têm como objetivo estruturar e fortalecer os aglomerados econômicos, os arranjos produtivos locais e as cadeias produtivas. Além disso, busca-se mobilizar e integrar as classes produtoras e parceiros institucionais para a aplicação dos recursos de fomento, promovendo o desenvolvimento sustentável dos setores produtivos do Amazonas.
Este protocolo de intenções representa um passo significativo para o crescimento econômico e a sustentabilidade do estado, reforçando a parceria entre o governo e o setor bancário para o benefício da população amazonense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
“Paul McCartney completa 84 anos e relembra sucesso da turnê “Got Back” no Brasil”
”Ufam apresenta 42 trabalhos na 5ª Feira Amazonense de Matemática “
Governador Roberto Cidade assina concessões que viabilizam investimento de US$ 500 milhões da Petrobras em Urucu.
Procon Manaus registra alta no gás de 13 kg e queda no de 8 kg em junho.
” Roberto Cidade participa da ação Amazonas por Elas e reforça compromisso com a saúde da mulher”
Governador Roberto Cidade anuncia antecipação da primeira parcela do 13º salário para 23 e 24 de julho.