Cientistas italianos anunciaram na segunda-feira (15) a descoberta de uma caverna na Lua, que poderia servir como base para abrigar humanos. Essa caverna, criada há milhões ou bilhões de anos devido a um colapso de lava, possui uma abertura na superfície lunar.
Localizada no Mar da Tranquilidade, a cerca de 400 quilômetros do local de pouso da Apollo 11 em 1969, essa caverna intrigante permaneceu um mistério por mais de 50 anos. Os pesquisadores Leonardo Carrer e Lorenzo Bruzzone, da Universidade de Trento, comemoraram a confirmação de sua existência.
Agora, o foco está em estudar as rochas dentro da caverna, que podem fornecer pistas sobre a formação da Lua e sua história vulcânica. Além disso, acredita-se que a caverna possa conter água congelada, um recurso essencial para futuras missões lunares, pois poderia ser transformada em água potável e combustível.
Esses “poços lunares” são fascinantes tanto para a ciência quanto para a possibilidade de abrigar futuros exploradores. A descoberta sugere que o poço Mare Tranquillitatis (MTP) é um local promissor para uma base, pois oferece abrigo do ambiente de superfície hostil e poderia apoiar a exploração humana de longo prazo da Lua”, afirmaram os cientistas.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Bloco da Pimentosa 2026 será realizado em 10 de janeiro no Sesi Clube do Trabalhador, em Manaus
Governo promete renovação automática da CNH para bons condutores e avalia eliminar exame psicológico
Spotify libera retrospectiva 2025 com rankings personalizados e mensagens de artistas
Cat Dealers se apresenta neste sábado (06) na ‘444 White Party’ em Manaus
Amazon Best retoma venda de ingressos para o Festival de Parintins 2026 após decisão judicial favorável
Dia Internacional das Pessoas com Deficiência: Roberto Cidade destaca leis de inclusão e reforça compromisso com PcDs