20 de Julho: Dia do Amigo no Brasil

Dia amigo 20 julho

Em 20 de julho, o Brasil comemora o Dia do Amigo, uma data especial para reconhecer e celebrar a importância das amizades. No cenário internacional, essa celebração ocorre em 30 de julho.

História do Dia do Amigo

Origem na Argentina

O Dia do Amigo começou na Argentina, criado pelo professor e filósofo Enrique Ernesto Febbraro, que se inspirou na chegada do homem à Lua em 20 de julho de 1969.

Expansão internacional

Febbraro promoveu a ideia enviando mais de mil cartas para várias cidades argentinas. Sua iniciativa teve sucesso, e em 1979 o governo argentino oficializou a data. Nos anos seguintes, a comemoração se espalhou por outros países, incluindo Uruguai nos anos 1970, Peru e México nos anos 1980, e Brasil nos anos 1990.

Oficialização no Brasil

No Brasil, a data foi oficializada pela lei nº 5.146, em 7 de janeiro de 2010, no estado do Rio de Janeiro. A justificativa da lei menciona a inspiração de Febbraro na chegada do homem à Lua, destacando tanto o aspecto científico quanto a oportunidade de amizade proporcionada por esse evento histórico.

O significado de amizade

Segundo o dicionário Michaelis, amizade é um “sentimento de afeição, estima, ternura, etc., que une uma pessoa a outra sem implicar, necessariamente, a existência de laços de família ou de atração sexual”. No entanto, a amizade vai muito além dessas palavras.

Canções, poemas e frases tentam capturar a profundidade desse sentimento. Um exemplo clássico é a música “Canção da América” de Milton Nascimento, com a famosa frase “Amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves, dentro do coração”.

Dia Internacional da Amizade – Proclamação pela ONU

Em 2011, a ONU proclamou o Dia Internacional da Amizade, celebrado em 30 de julho. A Assembleia Geral da ONU tomou essa decisão para que a amizade entre povos, culturas e indivíduos inspire esforços pela paz e fortaleça os laços comunitários.

Categorias:
Compartilhe: