As Olimpíadas de Paris 2024 prometem ser um evento inovador e emocionante, com a inclusão de duas novas modalidades: o breaking (breakdance) e o caiaque cross. Com essas adições, os Jogos contarão com 32 esportes distribuídos em 48 modalidades, oferecendo uma ampla variedade de competições para os espectadores.
Breaking: A Arte Urbana no Palco Olímpico
O breaking, uma forma competitiva de breakdance, mistura arte e dança com movimentos acrobáticos. Originado no Bronx, Nova York, na década de 1970, o breaking fará sua estreia olímpica em Paris. A competição contará com 32 atletas, divididos igualmente entre 16 B-boys e 16 B-girls, que se enfrentarão em duelos um contra um. Os movimentos serão avaliados por juízes, e as disputas ocorrerão nos dias 9 e 10 de agosto na icônica Praça da Concórdia.

Caiaque Cross: Aventura nas Águas
O caiaque cross é uma nova prova dentro da canoagem slalom. Diferente da canoagem tradicional, essa modalidade extrema envolve quatro atletas competindo simultaneamente em um percurso cheio de obstáculos. Os competidores são lançados à água a partir de uma rampa e devem passar por seis portões a favor da correnteza e dois contra ela. A competição ocorrerá entre os dias 3 e 5 de agosto, e os atletas mais rápidos nas preliminares avançarão para as fases finais.

Modalidades Excluídas: Beisebol, Softbol e Caratê
Enquanto novas modalidades são introduzidas, algumas que estiveram presentes nos Jogos de Tóquio 2020 foram excluídas do programa de Paris 2024. O beisebol, o softbol e o caratê, que fizeram sua estreia em Tóquio, não estarão presentes na capital francesa.
O beisebol e o softbol foram excluídos devido à falta de popularidade global e ao desejo do Comitê Olímpico Internacional (COI) de incluir esportes que atraiam um público mais jovem e diversificado. Já o caratê, apesar de sua popularidade no Japão, não conseguiu garantir um lugar permanente no programa olímpico, sendo substituído por modalidades que o COI acredita terem maior apelo internacional.
Expectativas e Destaques
Entre os destaques do breaking, estão o norte-americano Victor Montalvo e a lituana Nicka (Dominika Banevic), campeã mundial de 2023. No caiaque cross, os favoritos incluem a australiana Jessica Fox e o britânico Joe Clarke, além dos brasileiros Pepê Gonçalves e Ana Sátila.
Nas Olimpíadas Paris 2024, o atletismo, o boxe e o ciclismo vão alcançar igualdade de gênero pela primeira vez, 28 dos 32 esportes serão equilibrados e 22 modalidades são mistas. Em Tóquio, a porcentagem de atletas mulheres foi de 48,8%, e até Paris, chegará a 50%.
Novas Mudanças
Além disso, duas novas categorias na vela. O Windsurf voltou para os jogos. Ele possui as características da vela e do surf, mas precisa de três velas presas em duas pranchas. É um esporte que precisa do vento para que o atleta faça manobras.
O outro é o Kitesurf, onde o atleta fica em pé na prancha, com uma espécie de paraquedas preso à cintura. Com o vento, o atleta faz as manobras manuseando o paraquedas.

A escalada esportiva também passa por mudanças. Ela contará com medalhas para os gêneros boulder e lead e de velocidade. Na boulder, os atletas escalam todas as rotas fixas possíveis em quatro minutos, em uma parede de 4,5 m de altura e equipada com tapetes de segurança.
Já na Lead, os atletas tentam escalar o mais alto possível em uma parede medindo mais de 15 m de altura em seis minutos.
Modalidades Olímpicas
# Aquáticos (natação competitiva, artística, maratona aquática, saltos ornamentais e polo aquático)
# Tiro com arco
# Atletismo
# Badminton
# Basquete e basquete 3×3
# Boxe
# Breaking
# Canoagem de velocidade e slalom
#Ciclismo (BMX freestyle, BMX Racing, de estrada e de pista)
# Escalada esportiva
# Esgrima
# Futebol
# Golfe
# Ginástica artística, rítmica e de trampolim
# Handebol
# Hipismo (adestramento, salto e concurso completo)
# Hóquei
# Judô
# Levantamento de peso
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Ministério Público lidera reunião sobre uso de monitoramento eletrônico na defesa de mulheres vítimas de violência doméstica
Hemoam promove campanha de doação de sangue no Fórum Trabalhista de Manaus, nesta quinta-feira (11)
Finalista para representar o Brasil no Oscar 2026, “O Agente Secreto” tem sessão especial em Manaus
Inscrições abertas para oficinas do Festival Olhar do Norte 2025
No Dia do Médico Veterinário, Joana Darc destaca tratativas para criação de linha de crédito voltada à categoria
Presidente Roberto Cidade propõe inclusão de bombas de insulina e sensores de glicose no Estatuto do Portador de Diabetes