Olimpíadas 2024: breaking e caiaque cross entram como novas modalidades

breaking caiaque olimpíadas paris

As Olimpíadas de Paris 2024 prometem ser um evento inovador e emocionante, com a inclusão de duas novas modalidades: o breaking (breakdance) e o caiaque cross. Com essas adições, os Jogos contarão com 32 esportes distribuídos em 48 modalidades, oferecendo uma ampla variedade de competições para os espectadores.

Breaking: A Arte Urbana no Palco Olímpico

O breaking, uma forma competitiva de breakdance, mistura arte e dança com movimentos acrobáticos. Originado no Bronx, Nova York, na década de 1970, o breaking fará sua estreia olímpica em Paris. A competição contará com 32 atletas, divididos igualmente entre 16 B-boys e 16 B-girls, que se enfrentarão em duelos um contra um. Os movimentos serão avaliados por juízes, e as disputas ocorrerão nos dias 9 e 10 de agosto na icônica Praça da Concórdia.

Breaking Dance modalidade Olimpíadas
Breaking Dance será novidade nas Olimpíadas de Paris 2024. Foto: Divulgação

Caiaque Cross: Aventura nas Águas

O caiaque cross é uma nova prova dentro da canoagem slalom. Diferente da canoagem tradicional, essa modalidade extrema envolve quatro atletas competindo simultaneamente em um percurso cheio de obstáculos. Os competidores são lançados à água a partir de uma rampa e devem passar por seis portões a favor da correnteza e dois contra ela. A competição ocorrerá entre os dias 3 e 5 de agosto, e os atletas mais rápidos nas preliminares avançarão para as fases finais.

Canoagem Slalom Extremo Olimpíadas
Canoísta de slalom, brasileiro Pepê Gonçalves, campeão mundial em 2020. Foto: Divulgação

Modalidades Excluídas: Beisebol, Softbol e Caratê

Enquanto novas modalidades são introduzidas, algumas que estiveram presentes nos Jogos de Tóquio 2020 foram excluídas do programa de Paris 2024. O beisebol, o softbol e o caratê, que fizeram sua estreia em Tóquio, não estarão presentes na capital francesa.

O beisebol e o softbol foram excluídos devido à falta de popularidade global e ao desejo do Comitê Olímpico Internacional (COI) de incluir esportes que atraiam um público mais jovem e diversificado. Já o caratê, apesar de sua popularidade no Japão, não conseguiu garantir um lugar permanente no programa olímpico, sendo substituído por modalidades que o COI acredita terem maior apelo internacional.

Expectativas e Destaques

Entre os destaques do breaking, estão o norte-americano Victor Montalvo e a lituana Nicka (Dominika Banevic), campeã mundial de 2023. No caiaque cross, os favoritos incluem a australiana Jessica Fox e o britânico Joe Clarke, além dos brasileiros Pepê Gonçalves e Ana Sátila.

Nas Olimpíadas Paris 2024, o atletismo, o boxe e o ciclismo vão alcançar igualdade de gênero pela primeira vez, 28 dos 32 esportes serão equilibrados e 22 modalidades são mistas. Em Tóquio, a porcentagem de atletas mulheres foi de 48,8%, e até Paris, chegará a 50%.

Novas Mudanças

Além disso, duas novas categorias na vela. O Windsurf voltou para os jogos. Ele possui as características da vela e do surf, mas precisa de três velas presas em duas pranchas. É um esporte que precisa do vento para que o atleta faça manobras.

O outro é o Kitesurf, onde o atleta fica em pé na prancha, com uma espécie de paraquedas preso à cintura. Com o vento, o atleta faz as manobras manuseando o paraquedas.

Kitesurf modalidade Olimpíadas Paris
O kitesurf estará presente nos Jogos Olímpicos de 2024. Foto: Divulgação / World Salling

A escalada esportiva também passa por mudanças. Ela contará com medalhas para os gêneros boulder e lead e de velocidade. Na boulder, os atletas escalam todas as rotas fixas possíveis em quatro minutos, em uma parede de 4,5 m de altura e equipada com tapetes de segurança.

Já na Lead, os atletas tentam escalar o mais alto possível em uma parede medindo mais de 15 m de altura em seis minutos.

Modalidades Olímpicas

# Aquáticos (natação competitiva, artística, maratona aquática, saltos ornamentais e polo aquático)

# Tiro com arco

# Atletismo

# Badminton

# Basquete e basquete 3×3

# Boxe

# Breaking

# Canoagem de velocidade e slalom

#Ciclismo (BMX freestyle, BMX Racing, de estrada e de pista)

# Escalada esportiva

# Esgrima

# Futebol

# Golfe

# Ginástica artística, rítmica e de trampolim

# Handebol

# Hipismo (adestramento, salto e concurso completo)

# Hóquei

# Judô

# Levantamento de peso

Categorias:
Compartilhe: