A campanha Agosto Dourado é um período dedicado a conscientizar a sociedade sobre a importância do aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de leite materno, quando doado, como fonte de vida para bebês prematuros ou internados. Este mês é um momento para reforçar que, além de nutrir e amamentar, fortalece vínculos, promove saúde e salva vidas.
O aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses protege contra infecções respiratórias e gastrointestinais, reduz riscos de alergias, diabetes tipo 1 e até obesidade futura. A continuidade da amamentação até os dois anos segue as recomendações da OMS, promovendo ganhos cognitivos e imunológicos para a criança.
As mamães podem ajudar amamentando com frequência, mantendo o fornecimento adequado ao bebê; doando excedentes que, muitas vezes, são desperdiçados após a alimentação; e informando, divulgando e incentivando outras mães e familiares.
Manaus possui uma rede robusta com três bancos de leite e mais de 20 postos de coleta, tanto na capital quanto no interior, como Maternidade Dr. Moura Tapajóz (Compensa I), Maternidade Ana Braga, Azilda Marreiro e Balbina Mestrinho e Posto de Coleta Nazira Daou.
O armazenamento correto do leite tem que ser feito de acordo com as regras da Anvisa e a orientação dos bancos: frascos esterilizados e fornecidos pelos bancos; higienização prévia, lavando mãos e seios com água limpa; e coleta após a mamada ou quando houver excesso, podendo ser manual ou por bomba extratora. Sobre a refrigeração, o ideal é: até 6 horas à temperatura ambiente (~20 °C); até 8 dias na geladeira; congelador (−18 °C) até 6 meses (até 12 meses no freezer separado). O descongelamento deve ser feito na geladeira ou em banho-maria. Importante nunca recongelar.
De acordo com o coordenador do curso de Enfermagem da UNINORTE, Igor Klisman, “o aleitamento materno é fundamental para as formações imunológica e neurodesenvolvimental dos bebês. Cada dose traz anticorpos e nutrientes responsáveis por moldar o organismo em seus primeiros dias de vida. E doar o leite é um ato de amor que transcende a doação, é salvar uma vida”.
Em Manaus, com uma rede ativa e acessível de coleta, doar leite materno é simples e profundamente significativo. Uma mãe amamentando pode amplificar seu afeto estendendo esse cuidado a outras crianças vulneráveis.
➡️ Mais notícias sobre Vida e Cidadania, você encontra aqui.
📲 Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Proposta de Roberto Cidade que coíbe trabalho infantil virtual é sancionada e coloca Amazonas na vanguarda da proteção digital de crianças e adolescentes
Prefeitura de Manaus realiza operação ‘Zero Metanol’ para fiscalizar comércios de bebidas na cidade
Inscrições para concurso da Aleam entram na reta final e presidente Roberto Cidade destaca prazo limite para participação no certame
Polícia Civil divulga imagem de homem que desapareceu após sair de casa na zona sul de Manaus
Governo propõe fim da obrigatoriedade de aulas em autoescolas para obter CNH
Brasil registra 24 casos confirmados de intoxicação por metanol; cinco mortes em São Paulo