O teste rápido ‘LF-LAM’ para diagnóstico de tuberculose em pessoas vivendo com HIV passa a estar disponível em mais sete municípios a partir deste mês de julho. Representantes municipais participaram, na terça-feira (11/07), de um treinamento virtual para implantação desse teste.
A capacitação foi realizada pela equipe do Programa Estadual de Controle da Tuberculose no Amazonas (PECT-AM), na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).
O teste rápido para detecção do antígeno lipoarabinomanano (LF-LAM) é realizado em amostra de urina para diagnóstico de tuberculose ativa em pessoas vivendo com HIV com imunodepressão, estado de deficiência do sistema imunitário.
“O teste LF-LAM representa instrumento para aumentar a quantidade de pessoas identificadas com tuberculose, agindo como ferramenta adicional de diagnóstico da doença, fortalecendo o tratamento em tempo oportuno”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
Segundo a coordenadora do PECT-AM, Lara Bezerra, os exames são enviados pelo Ministério da Saúde e distribuídos aos municípios por meio da FVS-RCP. “Dando resultado reagente no LF-LAM, o paciente já inicia o tratamento para tuberculose ativa. Foram selecionados municípios estratégicos, e capacitados para identificação do que é o teste, quem são os grupos elegíveis, fluxograma e como é feita a solicitação de novos kits”, afirma.
Municípios
Passam a receber os kits para realização dos testes neste mês de julho, os municípios de Benjamin Constant, Itacoatiara, Iranduba, Manacapuru, Humaitá, Tefé e Coari. O teste é realizado em serviços de saúde que atendem pessoas vivendo com HIV.
No Amazonas, Manaus realiza o teste LF-LAM desde o mês de maio, por meio do Circuito Rápido da Aids Avançada, estratégia do Ministério da Saúde voltada para a priorização da redução do tempo entre o diagnóstico de HIV e o início da profilaxia/tratamento de infecções oportunistas.
Além da capital, Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus) e Tabatinga (distante a 1.108 quilômetros de Manaus) também já realizam o exame desde maio.
Por Matheus Gil – Agência Amazonas


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Dados apontam circulação dos principais vírus respiratórios no Amazonas
PMAM lança revista comemorativa pelos 45 anos da primeira turma de mulheres da corporação
Governador Wilson Lima entrega 2 mil óculos e reforça atendimento oftalmológico no Amazonas
DJ J Maia traz vibe de Ibiza para festa “LOVE XMAS” nesta sexta (19) em Manaus
Vacina contra bronquiolite está disponível para gestantes em 148 unidades da Prefeitura de Manaus
Ministério Público obtém condenação de dois réus no primeiro julgamento de Massacre do Compaj