O aplicativo Prevenção de Desastres, desenvolvido pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), já alcançou a marca de 2 mil downloads desde seu lançamento em maio deste ano. A ferramenta, que oferece informações sobre áreas de risco de desastres naturais, como inundações, deslizamentos de terra e enxurradas, já mapeou mais de 1,7 mil municípios brasileiros.
Por meio de uma interface acessível, o app permite que os usuários visualizem áreas de risco próximas à sua localização ou em regiões de interesse. Além disso, fornece dados detalhados, como o número de edificações e a quantidade estimada de pessoas em áreas de risco mapeadas.
Um dos diferenciais do aplicativo é a possibilidade de colaboração dos usuários no monitoramento de desastres. A funcionalidade permite o envio de informações, como vídeos e fotos, acompanhados de uma descrição detalhada sobre inundações, deslizamentos ou outros eventos. Esses dados podem ser utilizados para enriquecer o mapeamento de áreas críticas em tempo real.
Inicialmente disponível apenas para dispositivos Android, o aplicativo agora também pode ser baixado por usuários de dispositivos iOS (Apple). A ampliação para outros sistemas operacionais busca aumentar o alcance e a utilidade do serviço, ajudando mais pessoas a se prepararem e agirem preventivamente diante de possíveis desastres naturais.
Com o aumento do número de usuários e sua proposta interativa, o Prevenção de Desastres reforça a importância da tecnologia na proteção da população e na mitigação de riscos em áreas vulneráveis.
➡️Mais notícias sobre Meio Ambiente, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Com sets de house e techno, Roque Castro, Reizko e mais quatro DJs agitam festa “Gang Tour Manaus”
Boi Garantido lança álbum “Boi do Povo, Boi do Povão” nas plataformas digitais
No Amazonas, mais de 1,5 mil famílias podem ter direito ao kit gratuito com a nova parabólica digital
Procon-AM cobra explicações da concessionária de energia sobre apagão que atingiu Manaus e Região Metropolitana
Presidente Roberto Cidade destaca importância do Feclam para a melhoria das atividades parlamentares nos municípios do interior do Amazonas
‘A inclusão é um dever’, destaca deputada Joana Darc ao defender suas propostas para as pessoas autistas