Após denúncia da deputada Joana Darc, família atípica consegue embarcar em avião com animais de suporte emocional

Após denúncia da deputada Joana Darc, família atípica consegue embarcar em avião com animais de suporte emocional

A deputada estadual Joana Darc (UB) anunciou, por meio das redes sociais, que a família de Fabiana Braga de Castro, 52 anos, mãe atípica de dois filhos autistas, conseguiu realizar o embarque no Aeroporto Internacional de Manaus Eduardo Gomes, na noite do último sábado (18), com os cães Ruby e Pretinho, além do gato Mimi.

Para a presidente da Comissão de Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Amazonas (CPAMA-Aleam), deputada Joana Darc, o embarque dos animais, após decisão judicial da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), significa um avanço positivo no reconhecimento da necessidade de pessoas com deficiências viajarem com seus animais de suporte emocional.

“A gente esteve nesse caso desde o início para que as pessoas com deficiência, sejam a deficiência oculta ou não, tenham seus direitos respeitados, assim como a saúde e o bem-estar dos animais. Inicialmente, houve uma resistência por parte da empresa aérea, mas, com o nosso apoio e da DPE, a Fabiana e seus filhos conseguiram embarcar com seus cães de suporte emocional”, disse.

Apoio Judicial

Importante ressaltar que a DPE-AM conseguiu assegurar, em menos de 24 horas, o transporte dos animais em um voo com destino à Fortaleza, para onde a família de Fabiana Braga se mudou definitivamente. Além da Defensoria e da CPAMA, o vereador de Manaus Aldenor Lima (UB) também deu suporte no caso, ajudando os animais com atendimento veterinário.

Com apoio dos membros da comissão especializada, a família e seus dois cães de suporte emocional e um gato fizeram a viagem para Fortaleza e chegaram bem ao destino na manhã do último domingo (19). Segundo Braga, o voo foi tranquilo e os animais estão bem.

“Vamos seguir em paz. Os cães estão felizes e saudáveis. No final, tudo deu certo. Muito obrigado a todos os envolvidos”, afirmou.

Relembre o caso

Na quarta-feira (15/1), Joana Darc fez um apelo e acusou a empresa aérea Latam Airlines, por meio das redes sociais, de negar transporte para cães de suporte emocional da família de Fabiana Braga de Castro, 52 anos. O caso veio à tona quando a mãe das crianças com TEA procurou a parlamentar para falar sobre o assunto, na esperança de tentar reverter a situação.

📲 Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.

➡️ Mais notícias sobre Política, você encontra aqui.

Foto: Divulgação

Categorias:
Compartilhe: