Dois artistas de Parintins foram selecionados para participar do projeto “Arte no Busão”, que transforma o transporte coletivo de Manaus em uma galeria itinerante. Juan Carvalho e Dayane Cruz estão entre os dez nomes amazonenses escolhidos para movimentar arte e as múltiplas identidades amazônidas ao cotidiano da capital.
Para Juan, essa é a oportunidade de mostrar as potências de Parintins, de uma forma em que o público não está acostumado.
“Representar Parintins no Arte no Busão é uma chance de mostrar que a cidade vai muito além do que costumam esperar. A gente carrega o boi, sim, mas carrega também outras formas de ver, sentir e criar. É bom poder ocupar a capital com o olhar de um artista do interior, mostrando uma Parintins que é viva, criativa, que não se limita aos 3 dias de festival. É uma forma de dizer que estamos presentes, e que temos outras histórias para contar”, contou.
Com mais de 500 mil pessoas utilizando o transporte público diariamente, a iniciativa visa democratizar o acesso à arte e estimular reflexões a partir de obras que abordam identidades, cotidianos e imaginários locais.
“Como artista de rua, sei o quanto a arte é necessária e como ela cria diálogos com a sociedade no dia a dia, principalmente fora dos espaços institucionais. É na rua que encontramos as pessoas que não têm tempo ou acesso a galerias, e preencher um ônibus com arte é uma forma de se fazer presente onde o povo está.” declarou Dayane sobre a importância de ocupar as ruas com arte.
Além dos parintinenses, foram selecionados também os artistas Dani Maresia, Raquel Teixeira, Wira Tini, Denis LDO, Gabi Mescarello, Arquimago, Margem do Rio e Turenko, compondo um coletivo plural em gênero, raça, orientação sexual, origem e geração. A proposta é refletir a diversidade de vivências do Amazonas, criando conexões sensíveis com o público.
“As obras vão dialogar diretamente com quem circula pela cidade. São vivências diversas do Amazonas, conversando com todas as idades, em meio a uma mistura vibrante de cores e cenários. A exposição traz um diálogo plural, que se estende também para as redes, com conteúdos produzidos por artistas selecionados e comunicadores locais”, afirma Sarah Campelo, curadora do projeto.
O Arte no Busão é contemplado pelo Edital PNAB/Concultura e segue em busca de parceiros que queiram potencializar o impacto dessa ocupação artística no Amazonas.
Sobre o Arte no Busão
O Arte no Busão é uma exposição itinerante de artes visuais que utiliza ônibus do transporte público de Manaus como suporte para movimentar arte, cultura e afeto a toda a cidade. Criado para democratizar o acesso à arte em espaços urbanos não convencionais, o projeto visa valorizar artistas amazonenses, especialmente de grupos historicamente minorizados, e transformar o transporte coletivo em um espaço de encontro, sensibilidade e reflexão. As obras, impressas em grande formato, são aplicadas na parte traseira dos ônibus, circulando por todas as zonas da capital e alcançando milhares de pessoas todos os dias.
➡️Mais notícias sobre Arte&Cultura, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Teatro Amazonas recebe grupo senegalês Guiss Guiss Bou Bess em show gratuito nesta terça-feira
Caso Fernando Vilaça reacende alerta sobre violência homofóbica entre jovens
Governo do Amazonas apoia pesquisa que inclui robótica no processo de ensino-aprendizagem na educação básica
BORA BB Traz Tierry á Manaus em Agosto
Comissão de Proteção Animal e Meio Ambiente da Aleam divulga balanço de atividades do primeiro semestre de 2025
Artistas de Parintins são selecionados para levar sua arte ao transporte público no projeto “Arte no Busão”