Em uma ação solidária e de fortalecimento da segurança alimentar e nutricional a Associação de Produtores Rurais de Carauari (ASPROC) doou 50 quilos de pirarucu à Associação de Catadores Filhos e Filhas de Guadalupe- ASCAFIGUMA, localizada no bairro Colônia Terra Nova, zona norte de Manaus. A entrega foi realizada nesta terça-feira, 15, com o apoio do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Amazonas (Consea-AM) e da Coordenação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror-AM).
A doação beneficiou 30 famílias de catadores de materiais recicláveis, que tiveram seu espaço de trabalho e geração de renda comprometido após a estrutura da galeria de escoamento do prédio, cedido pela Arquidiocese de Manaus, ser afetada.
A entrega simbólica do pescado foi feita pelo presidente do Consea-AM, Clodoaldo Pontes, que ressaltou a importância da participação e compromisso social entre a sociedade civil, o poder público e as organizações comunitárias:
“Todo dia, toda hora é momento de praticar a segurança alimentar e nutricional começa com ações como esta, que conectam o alimento saudável e de origem sustentável à mesa de quem mais precisa. É uma demonstração concreta de solidariedade e afeto a estes trabalhadores que vivem da reciclagem em Manaus ”, afirmou.
Produzido de forma sustentável por comunidades tradicionais extrativistas do Médio Juruá, o pirarucu doado é fruto do manejo comunitário de lagos, apoiado pela ASPROC, que há mais de trinta anos promove geração de renda e conservação ambiental no Amazonas.
A ação evidencia a força das redes de cooperação e o papel estratégico da agricultura familiar e da produção da sociobiodiversidade no enfrentamento à insegurança alimentar e nutricional no Amazonas e na Amazônia.
➡️ Mais notícias sobre Vida e Cidadania, você encontra aqui.
📲 Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
No Amazonas, mais de três mil indígenas realizam festival e jogos indígenas
ASPROC e Consea-AM realizam doação de 50 kg de pirarucu para catadores de reciclagem em Manaus
Últimos dias de inscrições para o 2º “Close”, festival de cinema dedicado a obras com temáticas do universo LGBTQIAPN+
Abril Indígena Valer: Duhigó, Paulo Dessana e Ytanajé são os convidados da Roda de Conversa, neste sábado (19)
Em vistoria, Roberto Cidade cobra de DNIT ação efetiva para recuperação do Porto de Borba, que foi destruído por balsa de soja
Adesão à energia solar no Amazonas aumenta em 528%, aponta Aneel