A Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido anunciou que tomará medidas legais após a cantora Ludmilla ter utilizado um boi-bumbá não-oficial em sua apresentação no último domingo (20/10), durante o evento Numanice, realizado na Arena da Amazônia, em Manaus. A organização, que é responsável por uma das maiores expressões culturais do Festival de Parintins, informou, por meio de nota, que o uso do boi não foi autorizado pela diretoria do grupo.
Segundo o comunicado, assinado pelo presidente da Associação Folclórica, Fred Góes, o boi exibido durante a apresentação não corresponde ao Boi Garantido oficial. “A Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido, por meio de seu presidente, Fred Góes, vem a público esclarecer que o boi apresentado no último domingo (20/10), durante evento realizado na Arena da Amazônia, em Manaus, não se trata do Boi Garantido oficial”, diz o texto.
Ainda de acordo com a associação, a produção de Ludmilla havia consultado previamente a possibilidade de incluir o Boi Garantido no espetáculo, mas a proposta foi recusada. Mesmo assim, um boi alternativo foi contratado e exibido sem a autorização da entidade. “Esclarecemos que, embora a Associação tenha sido consultada, a proposta apresentada para a produção do evento foi recusada. A contratação subsequente de um boi não-oficial ocorreu sem o conhecimento e autorização da Diretoria do Boi-Bumbá Garantido”, afirmou a organização.
Diante do ocorrido, o Boi Garantido informou que buscará reparação na Justiça pelo uso indevido de sua imagem e tradição. “Em casos de uso indevido ou participação sem autorização, serão adotadas as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis”, concluiu a nota.
O episódio gerou repercussão entre os seguidores do Boi Garantido e admiradores do Festival de Parintins, evento que mobiliza milhares de pessoas e mantém viva uma das maiores manifestações folclóricas do Brasil. A disputa entre Garantido e Caprichoso, marcada por uma rica herança cultural, é uma parte fundamental da identidade amazônica, sendo fortemente preservada pelos representantes e comunidades envolvidas.
Até o momento, a cantora Ludmilla não se pronunciou publicamente sobre o assunto.
➡️Mais notícias sobre Entretenimento, você encontra aqui.
(Foto de capa: Extraída do site O Globo)
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MPAM acompanha caso de indígena vítima de abuso sexual durante custódia no interior do Estado
Festival Folclórico do Sesc acontece neste fim de semana, com entrada gratuita
Roberto Cidade propõe criação de Centros de Inovação e Empreendedorismo no interior do Amazonas
Autora da lei que multa quem praticar zoofilia, deputada Joana Darc resgata cadela vítima de abuso em Tefé
Carlos do Complexo se apresenta em Manaus em noite eletrônica promovida pela Banana Frita
Campeonato Amazonense de Muay Thai 2025 reúne mais de 180 atletas em Manaus