O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permaneceu em casa neste domingo (20/7), no condomínio Solar de Brasília, no Jardim Botânico, cumprindo as medidas cautelares impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Desde sexta-feira (18), quando o ministro Alexandre de Moraes determinou o uso de tornozeleira eletrônica e outras restrições, Bolsonaro não saiu da residência e não recebeu visitas. A movimentação no local foi considerada tranquila por moradores da região.
Segundo relatos de vizinhos, a movimentação foi intensa na sexta-feira, com a presença de veículos e pessoas ligadas ao entorno do ex-presidente. No entanto, no fim de semana, o fluxo de pessoas diminuiu. Apenas seguranças e agentes da Polícia Militar realizaram rondas pela área. Bolsonaro foi visto por poucos e, de acordo com testemunhos, tem evitado circular no condomínio.
Na manhã de domingo, a equipe de reportagem interfonou na residência e foi atendida pelo próprio ex-presidente, que confirmou estar em casa, mas disse que não comentaria o caso com a imprensa.
As medidas cautelares foram impostas no contexto da investigação que apura a suposta tentativa de golpe de Estado envolvendo Bolsonaro e seus aliados. Além da tornozeleira, ele está proibido de sair de casa à noite, usar redes sociais, dar entrevistas, manter contato com outros investigados e teve o passaporte recolhido.
Na decisão, Moraes indicou que Bolsonaro teria “confessado” crime ao vincular, em entrevista, a anistia de golpistas do 8 de janeiro ao fim de tarifas comerciais dos EUA. Para o ministro, há indícios de que o ex-presidente possa ter cometido crimes como coação no curso do processo, obstrução de investigação sobre organização criminosa e atentado contra a soberania nacional.
A tornozeleira eletrônica foi instalada ainda na sexta-feira por agentes da Polícia Federal na residência do ex-presidente. Até o momento, ele segue em cumprimento das ordens judiciais.
➡️Mais notícias sobre Política, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
(Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press)


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Sob liderança do presidente Roberto Cidade, Aleam aprova IPVA 50% mais barato no Amazonas a partir de 2026
23º Prêmio Cidade de Manaus e 1º Prêmio Amazônia 2025 celebram os 356 anos da capital amazonense
Prefeitura de Manaus divulga programação oficial do aniversário de 356 anos com shows nacionais e “Boi Manaus”
Filipe Ret anuncia a esperada turnê “Nume” com 22 shows pelo Brasil; apresentação em Manaus será em novembro na Praia do Tropical Executive
PC-AM apreende R$ 19,5 milhões em cocaína e cocaína negra em mansão na Ponta Negra
Governo dá início ao maior mutirão de cirurgias de catarata da história do Amazonas em homenagem aos 356 anos de Manaus