As queimadas na Amazônia e no Pantanal têm impactos que ultrapassam as fronteiras do Norte do Brasil, afetando também o Sudeste, Sul e até países vizinhos. Neste ano, tanto a Amazônia quanto o Pantanal registram números recordes de focos de incêndio, gerando uma crise ambiental de grande magnitude.
Em Manaus, a situação crítica levou a FioCruz Amazônia a recomendar, em 13 de agosto, o uso de máscaras com sistema de filtragem especial, como N95 ou PFF2, para proteger a população durante o período de alta exposição à fumaça. A densa camada de poluição, capturada por imagens de satélite de agências como a NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA) e a NASA, se espalha a partir do Norte do Brasil e da Bolívia, atingindo regiões do Paraguai, Argentina, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Segundo a MetSul Meteorologia, a maior parte da fumaça que obscurece o céu do Rio Grande do Sul tem origem nos incêndios da Bolívia e no sul da Amazônia brasileira. O fenômeno trouxe um céu acinzentado e tons alaranjados e avermelhados ao sol em diversas cidades gaúchas.
A poluição atmosférica também trouxe sérios prejuízos à visibilidade e qualidade do ar em Porto Velho (RO). Desde o início de agosto, a capital rondoniense figura entre as cidades com os piores índices de qualidade do ar no Brasil, de acordo com a IQAir, empresa suíça especializada em monitoramento global de poluição. O cenário é agravado pela severa seca que afeta a região Norte, o que intensifica a propagação das queimadas. Em Rondônia, a situação foi tão crítica que o aeroporto de Porto Velho chegou a ser fechado.
Além do Brasil, a Bolívia também enfrenta graves consequências. Em Santa Cruz de La Sierra, a maior cidade boliviana, a prefeitura emitiu alertas sobre a qualidade do ar “não saudável”, atribuindo a piora às intensas queimadas que assolam a região.
Esse quadro evidencia como a devastação ambiental em áreas-chave como a Amazônia e o Pantanal não se limita ao território onde ocorre, mas tem reflexos amplos, comprometendo a saúde e o meio ambiente em várias partes do continente.
Saiba mais:
- Queimadas no Amazonas: Impactos na saúde e medidas de proteção para a população;
- Fumaça das queimadas na Amazônia atinge 10 estados e afeta saúde da população;
- Manaus e municípios se unem para combate às queimadas na região metropolitana;
- Satélites de monitoramento mostram influência de queimadas no Pará na qualidade do ar em Manaus e municípios do Baixo Amazonas;
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Zona Food promete movimentar Manaus com atrações nacionais e experiências exclusivas
Festival Olhar do Norte 2025: ‘Dia dos Pais’ e ‘Enquanto O Céu Não Me Espera’ são destaques na noite de abertura
Prefeitura de Manaus reforça atenção das empresas sobre indicação de condutor em veículos de pessoa jurídica
Presidente Roberto Cidade critica excessos das Forças de Segurança Federal em operação no Sul do Amazonas
TRT-11 credencia intérpretes de Libras em Manaus e Boa Vista para prestação de serviços profissionais
Projeto ‘Aglomeração Literária’ promove atividades gratuitas em cinco municípios do Amazonas