Entre os dias 4 e 6 de julho, moradores de comunidades em todo o país participam da maior pesquisa já realizada nas favelas brasileiras. O levantamento, conduzido pelo Data Favela em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA), busca revelar um retrato inédito de quem vive nesses territórios: quem são, como vivem, o que consomem e o que pensam os moradores das periferias brasileiras.
As equipes vão visitar moradores em diversas comunidades de Manaus e de municípios do interior. A coleta de dados será feita presencialmente, porta a porta, garantindo que as respostas retratem fielmente o cotidiano das favelas.
Mais do que números, o objetivo da pesquisa é dar voz e visibilidade a uma população que historicamente ficou à margem das estatísticas oficiais. “É mais do que uma pesquisa: é reconhecimento, pertencimento e a chance de mostrar ao país quem somos de verdade”, destaca a coordenação da CUFA Amazonas.
Os resultados devem ser apresentados em outubro, com projeção internacional, o levantamento será levado para 70 países, ampliando o alcance das histórias, desafios e potencial das favelas brasileiras.
Com apoio direto de quem conhece e vive a realidade desses territórios, a pesquisa pretende quebrar estereótipos e evidenciar a força social, econômica e cultural das favelas, inclusive na região amazônica.
➡️ Mais notícias sobre Vida e Cidadania, você encontra aqui.
📲 Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
‘NuAnces’ leva magia e ancestralidade ao Largo de São Sebastião neste sábado
CUFA Amazonas coordena pesquisa histórica e revela quem são e como vivem os moradores das favelas no estado
Festival internacional de jazz transforma Manaus em palco de grandes nomes da música brasileira e mundial
Mostra de Teatro Águas de Manaus acontece em agosto com atrações gratuitas e musical sobre Rita Lee
Aleam reconhece a capoeira como modalidade esportiva a partir de lei de autoria do deputado Roberto Cidade
Homem é preso em Manaus por aplicar golpes com venda de móveis planejados; prejuízo passa de R$ 93 mil