O curta-metragem “Além das Manchas”, filmado integralmente no município amazonense de Presidente Figueiredo, no celebra não apenas uma narrativa sobre o enfrentamento ao preconceito racial e a união feminina, mas também a ascensão da jovem atriz Valentina Marques. A obra, com sessões de pré-estreia em Manaus nesta semana, coloca em evidência o talento da atriz de 14 anos, residente em Presidente Figueiredo.
Valentina Marques, natural da Paraíba e criada no Amazonas, iniciou sua jornada artística na Casa de Artes Trilhares, em Manaus. Apesar da pouca idade, ela já acumula experiência em palcos como o Teatro Amazonas e o Teatro Manauara. Seu reconhecimento no cenário audiovisual brasileiro veio com a série “Cangaço Novo”, da Amazon Prime Video, onde interpretou a versão jovem da personagem Dinorah, recebendo elogios da crítica e do público.
Recentemente, a atriz comemorou sua estreia como protagonista em “Revolução da TV”, um filme da TV Globo exibido na “Tela Quente” e disponível no Globoplay. Este recente trabalho marcou um capítulo importante na carreira de Valentina, que almeja participar de novelas e outros filmes.
“Além das Manchas”: Uma obra com mensagem e representatividade
“Além das Manchas”, dirigido por Wallace Abreu e produzido pela atriz e produtora cultural Rosa Malagueta, aborda a trajetória de Mariana, uma mulher preta que enfrenta o racismo ao chegar em uma comunidade ribeirinha para trabalhar como lavadeira. A protagonista é interpretada por Agrael de Jesus, atriz rondoniense premiada por “Ela Mora Logo Ali”, que se inspira na avó afro-indígena de Rosa Malagueta.
“Minha avó foi uma mulher afro-indígena, que passou por muitas provações em vida e que muito me inspira. A primeira vez que vi a Agrael, me lembrei muito da figura da minha avó. Não podia ser outra atriz para o papel”, destaca Rosa Malagueta sobre a inspiração para a personagem.
O curta-metragem, viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, terá exibições gratuitas nos dias 4 e 6, às 14h, nas escolas estaduais Marcantonio Vilaça II e Alice Salerno em Manaus. As sessões contarão com a presença das atrizes Jôce Mendes e Valentina Marques, seguidas por um workshop sobre produção audiovisual na Amazônia, em uma iniciativa que conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
Após as pré-estreias em Manaus, “Além das Manchas” iniciará sua circulação em mostras e festivais, buscando levar a história e a cultura amazonense para públicos diversos no Brasil e no exterior. A obra conta com um elenco que inclui Gomes de Lima, Sendí Baré, Petta Catão, Márcia Vinagre, Tony Ferreira, Cleciano Cardoso, Moisés Neto e Malu Sales.
➡️Mais notícias sobre Arte&Cultura, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MPAM acompanha caso de indígena vítima de abuso sexual durante custódia no interior do Estado
Festival Folclórico do Sesc acontece neste fim de semana, com entrada gratuita
Roberto Cidade propõe criação de Centros de Inovação e Empreendedorismo no interior do Amazonas
Autora da lei que multa quem praticar zoofilia, deputada Joana Darc resgata cadela vítima de abuso em Tefé
Carlos do Complexo se apresenta em Manaus em noite eletrônica promovida pela Banana Frita
Campeonato Amazonense de Muay Thai 2025 reúne mais de 180 atletas em Manaus