O Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz está entre as 14 unidades que passam a compor a rede nacional de hospitais e serviços de saúde inteligentes e medicina de alta precisão do SUS. A relação foi apresentada pelo Ministério da Saúde, nesta terça-feira (18/11), em Brasília (DF). Desde 2019, a unidade que, junto com a UPA Campos Sales, compõe o Complexo Hospitalar Norte, tornou-se referência em serviços de média e alta complexidade na região, incluindo a realização de transplantes.
“Isso é resultado dos investimentos que temos realizado na saúde estadual e do esforço dos profissionais que atuam na rede, tendo o Hospital Delphina Aziz como um modelo padrão que estamos levando para outras unidades. O nosso objetivo é continuar trabalhando para expandir esse modelo em outros hospitais da rede pública”, afirmou o governador Wilson Lima.
A iniciativa do Ministério da Saúde reúne tecnologia avançada, alta especialização e cooperação internacional para modernizar o atendimento público no país. Os serviços de saúde inteligentes utilizam infraestrutura com tecnologias digitais avançadas, como inteligência artificial, big data, telemedicina e monitoramento remoto, para tornar o atendimento mais ágil, personalizado, eficiente e acessível.
O projeto conta com financiamento de R$ 1,7 bilhão viabilizados por meio da cooperação com o Banco dos BRICS, o bloco de cooperação entre países emergentes, originalmente formado por Brasil, Rússia, Índia e China. Os recursos serão utilizados em obras, equipamentos e novas tecnologias.
A criação de uma rede nacional de hospitais inteligentes faz parte do programa federal Agora Tem Especialistas. O projeto está dividido em três eixos estratégicos. O primeiro consiste na construção do Instituto Tecnológico de Emergência do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), que será o primeiro hospital inteligente do SUS. O segundo é a implantação de 14 UTIs automatizadas que funcionarão de forma interligada nas cinco regiões, com uso de inteligência artificial. Por último, a modernização de hospitais para serem unidades de excelência da rede pública de saúde do país.
O Delphina Aziz fará parte do eixo UTIs inteligentes, composto por 14 hospitais no Brasil que vão funcionar de forma interligada e com serviços totalmente digitais, com monitoramento contínuo, integração entre equipamentos e sistemas de informação. A tecnologia auxiliará na previsão de agravos, apoiará decisões clínicas, otimizará avaliações e permitirá a troca de conhecimento entre especialistas em diferentes regiões. Também estarão conectadas a uma central de pesquisa e inovação.
Excelência em gestão e potência no SUS
A secretária de Saúde do Amazonas, Nayara Maksoud, afirma que a inclusão do Delphina Aziz no projeto confirma o reconhecimento do hospital como uma referência nacional. “O Delphina se tornou uma potência do SUS com os investimentos e a determinação do governador Wilson Lima de colocar toda a sua capacidade operacional para funcionar. É uma unidade que avançou muito em tecnologia e modernização da sua gestão, estando pronta para o novo desafio”, disse.
Inaugurado em 2014, com atendimento inicial apenas para urgência e emergência, o Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz passou por uma revolução a partir de 2019, com a ampliação da carta de serviços. O número de leitos saiu de 35, em 2018, para os atuais 362, aumento de 908,6%.
A unidade é a maior referência hospitalar do Norte em alta complexidade e qualidade assistencial. Destaca-se por unir modernidade, alta tecnologia e gestão focada em eficiência e resultados.
O Hospital é referência em transplantes de rins e de fígado, cirurgias de média e alta complexidade, entre elas o implante coclear, tratamentos especializados e possui o maior Parque Diagnóstico do Norte do Brasil.
(Foto: Arthur Castro/Secom)
➡️Mais notícias sobre Saúde & Bem-Estar, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Prefeitura de Manaus registra mais de 6 mil inscrições para vagas em creches municipais
Lei de Roberto Cidade propõe interiorização da inovação, geração de oportunidades e qualificação de jovens no interior do Estado
Prefeito David Almeida inicia 2026 com entrega de USF de porte 4 e anuncia nova sequência de inaugurações em Manaus
Sob a presidência de Roberto Cidade, Aleam avança na valorização dos Legislativos municipais do Amazonas
Prefeitura de Manaus informa locais de atendimento das Unidades Móveis de Saúde da Mulher
Avião cai no Rio Negro, em Iranduba, e deixa dois feridos