A deputada estadual Joana Darc (UB) defendeu, em Sessão Plenária desta quarta-feira (5/2), a criação da Secretaria de Proteção e Bem-estar Animal no Amazonas. Assídua no ativismo da causa animal há 20 anos, antes de entrar na vida política, a parlamentar salientou a importância da pasta para o Estado.
Mesmo sem nada definido pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), o nome da parlamentar é o mais cotado para secretariar a pasta que, segundo Joana, poderá ser a responsável por inaugurar o primeiro Hospital Público Veterinário do Estado e, ainda, ampliar os serviços do projeto Castramóvel.
“Quando a gente tem uma secretaria voltada para isso, conseguimos ter a ampliação e o fomento das políticas públicas. Exemplo, através dela, vamos ampliar o trabalho de castração no Estado, que já atingiu mais de 40 mil castrações de animais. E não somente isso, a prioridade máxima do meu mandato é a inauguração do primeiro Hospital Público Veterinário, algo que pode ser feito com o surgimento da secretaria”, destacou.
Importante salientar que, na volta dos trabalhos legislativos da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a deputada reforçou o pedido da criação da secretaria ao Governo do Estado, com a justificativa de fomentar projetos que ampliem o conhecimento científico, promovam o bem-estar animal e fortaleçam a saúde pública.
Secretaria da Pessoa com Deficiência
Mãe atípica de uma criança com Síndrome de Down, Joana Darc também pontuou a necessidade da recriação da Secretaria da Pessoa com Deficiência, destacando o que pode ser oferecido às famílias atípicas do Amazonas.
“Ao ter a secretaria PcD, a gente consegue criar projetos e fomentar oportunidades para ofertar terapia a essas pessoas, oferecer acolhimento quando sair o diagnóstico às famílias das pessoas com deficiência e, principalmente, garantir os direitos para que o preconceito não seja tolerado no nosso Estado, mas que a inclusão sim”, disse.
Nos anos de 2021 e 2023, Darc protocolou um indicativo, por meio de requerimento, para que fosse recriada a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), extinta em 2019, após reforma administrativa do Estado, sendo a pasta incorporada à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).
A parlamentar finalizou agradecendo ao governo pela iniciativa de criar as secretarias e, ainda, expressou felicidade ao ver a causa animal e a causa PcD, no Amazonas, iniciarem o ano dessa maneira.
“Agradeço ao governador Wilson Lima por ter essa sensibilidade de criar a secretaria para os animais e recriar a Seped. Fico feliz em saber que as duas causas prioritárias do meu mandato iniciaram um 2025 com grandes marcos em suas respectivas histórias”, declarou.
➡️Mais sobre Política, você encontra aqui.
(Foto: Matheus Ponce)
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EUA pedem que Ucrânia cesse ‘insultos’ contra Trump em meio a tensão diplomática
Sesc Amazonas abre 300 vagas gratuitas para crianças em seis modalidades esportivas
Ruas de Manaus serão interditadas para blocos de Carnaval neste fim de semana
Roberto Cidade amplia atuação para o fortalecimento da atenção a crianças e adolescentes com TEA
Oscar 2025: Brasil torce por “Ainda Estou Aqui”; confira data, onde assistir e indicados
Whindersson Nunes se interna em clínica psiquiátrica para cuidar da saúde mental