A deputada estadual Joana Darc (UB) participou do evento “Semana de Regularização Fundiária – Solo Seguro”, nesta segunda-feira (12/5), no Edifício Atlantic Tower, na avenida Djalma Batista, bairro Chapada, zona Centro-Sul de Manaus. A ação foi promovida por diversos órgãos responsáveis pelos registros de moradias no Amazonas.
A parlamentar considera o projeto fundamental para garantir justiça social, segurança jurídica e dignidade para centenas de famílias do estado que precisam de mais dignidade de vida por meio de políticas públicas. Darc é presidente da Frente Parlamentar de Moradia e Regularização Fundiária na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).
“Uma das pautas que defendo na Assembleia é a regularização fundiária e a moradia. Estamos neste evento onde foram registrados 600 títulos definitivos para os moradores do Monte Sinai e, em breve, outros bairros serão beneficiados. Moradia é dignidade, é direito constitucional e essa é nossa contribuição para as famílias amazonenses”, disse.
Nesta edição, foram celebrados o registro de 600 títulos de propriedade à comunidade Vale do Monte Sinai, por meio do Cartório de Registro de Imóveis de Manaus Sumaúma, com apoio da Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM), na pessoa do defensor público do Núcleo de Moradia, Dr. Thiago Rosas, e da Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (SECT-AM), através da secretária Renata Queiroz.
Incentivo na Aleam
Darc é autora da Resolução Legislativa nº 1.085, de 2 de abril de 2025, que criou a Frente Parlamentar de Moradia e Regularização Fundiária Aleam, como forma de incentivar e apoiar ações integradas entre os órgãos estaduais e municipais, no desenvolvimento e implantação de políticas e medidas relacionadas às Políticas da Regularização Fundiária Urbana do Amazonas.
A Frente também defende a promoção de assistência às comunidades de baixa renda e coletividades em situação de vulnerabilidade do Estado, nos conflitos referentes ao uso e ocupação do solo urbano e situações de violação dos direitos à moradia.
Orientar e assistir as referidas comunidades, dirigindo a sua atuação de forma integrada com as comunidades, mediante articulações com as Associações Comunitárias, Sindicatos, Comunidades organizadas e outros afins, também faz parte das diretrizes da Frente Parlamentar proposta pela deputada Joana Darc.
➡️Mais notícias sobre Política, você encontra aqui.📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Governador Wilson Lima destaca mais de 3 mil procedimentos na primeira semana do Hospital Público Veterinário do Amazonas
Prefeitura recolhe cerca de 10 mil pneus descartados irregularmente em Manaus no mês de setembro
Último dia de inscrição para o concurso da Aleam: mais de 60 mil candidatos já garantiram participação
Afya Educação Médica oferece consultas gratuitas em Endocrinologia Pediátrica
Mais brincadeira, menos tela: confira dicas para uma infância saudável
Prefeitura de Manaus informa locais de atendimento das Unidades Móveis de Saúde da Mulher