O empreendedorismo digital tem sido uma das principais alavancas para a inclusão econômica e social dos jovens em diversas regiões do Brasil. E, para incentivar a maior participação de jovens amazonenses nesse segmento, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), apresentou o Projeto de Lei nº 91/2025, que estabelece diretrizes para o “Incentivo ao Empreendedorismo Jovem no Mercado Digital no Amazonas”.
“O incentivo ao empreendedorismo digital para jovens de baixa renda pode reduzir a desigualdade social, promover a independência financeira e impulsionar o desenvolvimento econômico regional. Além disso, iniciativas de capacitação em tecnologia e inovação podem preparar esses jovens para as profissões do futuro, contribuindo para a modernização do setor produtivo do nosso Estado. Nossa proposta tem o intuito de viabilizar ações envolvendo parcerias entre o setor privado, instituições acadêmicas e organizações do terceiro setor”, afirmou o parlamentar.
O PL prevê diretrizes para fomentar a capacitação, a inovação e o apoio a jovens empreendedores que atuam no setor digital, com prioridade para aqueles em situação de baixa renda. O incentivo será voltado para jovens entre 18 e 29 anos, residentes no Estado do Amazonas, que desejem desenvolver negócios digitais.
Pelo projeto, estão previstos incentivos para jovens interessados em: comércio eletrônico, desenvolvimento de aplicativos e softwares, marketing digital e produção de conteúdo, e prestação de serviços on-line.
Fomento ao empreendedorismo
O fomento ao empreendedorismo jovem poderá ocorrer por meio da criação de incubadoras e aceleradoras digitais para oferecer suporte técnico e jurídico aos jovens empreendedores, em parcerias com o setor privado e instituições acadêmicas e oferta de cursos gratuitos de capacitação em áreas como tecnologia, gestão, inovação e finanças digitais, por meio de iniciativas privadas e entidades de ensino.
Facilitação do acesso a linhas de crédito com condições favoráveis, em instituições financeiras e programas de fomento ao empreendedorismo; desenvolvimento de uma plataforma digital colaborativa para divulgação e comercialização de produtos e serviços desenvolvidos por jovens empreendedores; estabelecimento de parcerias com empresas privadas, organizações do terceiro setor e universidades para fornecer mentoria e suporte técnico; entre outros, são ações também previstas no PL.
A iniciativa prevê que, para participar das iniciativas de incentivo ao empreendedorismo digital, os interessados deverão comprovar residência no Estado do Amazonas; apresentar um plano de negócios detalhado sobre sua iniciativa digital; participar dos cursos de capacitação oferecidos por entidades parceiras; estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino ou ter concluído o ensino médio e/ou superior; para jovens de baixa renda, apresentar documentação que comprove a condição socioeconômica para acessar benefícios diferenciados.
(Foto – Herick Pereira)
➡️Mais notícias sobre Política, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Anvisa proíbe comercialização de produtos à base de cannabis e cogumelos de três empresas
Pix Automático passa a ser obrigatório a partir desta segunda-feira (13)
Agora é digital: MPAM lança emissão online de certidões e facilita acesso da população a informações públicas
Rodrigo Teaser apresenta em Manaus o maior tributo a Michael Jackson do mundo
Em tramitação na Aleam, proposta do presidente Roberto Cidade que prevê redução do uso de plásticos descartáveis nas escolas estaduais
Presidente Roberto Cidade anuncia prorrogação das inscrições do concurso da Aleam até 16 de outubro