Parlamentares do União Brasil em todo o país estão na linha de frente de projetos e iniciativas voltados às mães atípicas e crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou outras deficiências. No Amazonas, várias ações estão sendo desencadeadas, de acordo com o presidente estadual do partido, o governador Wilson Lima.
Presidente estadual do União Brasil, o governador destaca a importância dessa mobilização, que envolve parlamentares do Amazonas. “Nosso compromisso é com a inclusão e com a melhoria da qualidade de vida dessas famílias. Os parlamentares do partido têm um papel fundamental na elaboração de leis e destinação de recursos que impactam diretamente a vida dessas pessoas”, afirmou.
Esta semana, disse ele, foi aprovado, no Congresso Nacional, o Projeto de Lei 4942/2023, das deputadas federais Cristiane Lopes (União-RO) e Rosangela Moro (União-SP), que assegura atendimento psicológico, consultas médicas e exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para mães atípicas. No Amazonas, os parlamentares do União Brasil também garantem avanços significativos a esse público.
O segundo vice-presidente do União Brasil Amazonas, Marcellus Campêlo, enfatiza o alinhamento do partido com essa pauta voltada aos direitos das mães atípicas e crianças com TEA. “Estamos trabalhando para garantir que essas políticas cheguem a quem mais precisa. O trabalho de nossos parlamentares mostra que estamos comprometidos com o bem-estar dessas famílias”, reforçou.
Os exemplos no Amazonas são vários. O deputado estadual Roberto Cidade (União) apresentou 19 propostas voltadas para essa causa e destinou mais de R$ 1,4 milhão para municípios como Parintins e Humaitá. Entre suas principais conquistas estão a Lei nº 6.259/2023, que determina a inserção do símbolo do autismo em placas de atendimento prioritário, e a Lei nº 6.267/2023, que institui a Política Estadual de Atenção à Pessoa com Deficiência.
Além disso, sob sua presidência, o parlamento estadual vai inaugurar, ainda esse ano, o Centro de Inclusão Sensorial, que oferecerá terapias e atendimentos especializados para crianças e adolescentes com TEA. “Esse espaço contará com profissionais como nutricionistas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e fisioterapeutas”, anuncia Cidade.
Já o deputado Thiago Abrahim também vem se destacado com leis e projetos voltados às mães atípicas e crianças com TEA. Entre suas proposições está a Lei n°6.998/2024, que assegura atendimento psicossocial prioritário na rede estadual de saúde às mães dedicadas integralmente ao cuidado de filhos com o transtorno. Outra Lei do deputado é a de nº 6.996/2024, que proíbe operadoras de planos de saúde de suspenderem ou cancelarem, sem justa causa e prévio aviso, serviços a consumidores com TEA, buscando assegurar a continuidade dos tratamentos necessários. “Essas ações refletem meu compromisso e do partido em fortalecer políticas públicas que promovam a inclusão e o suporte às famílias afetadas pelo autismo no Amazonas”, destaca.
Outro parlamentar do União Brasil que tem se consolidado como uma referência na defesa dessas causas, é o deputado Mário César Filho. Ele é autor do PL 186/2025, que cria um programa gratuito de capacitação profissional para mães atípicas, a garantia de até dois acompanhantes para autistas em unidades de saúde e a proibição de sanções por barulho em condomínios envolvendo crianças autistas.
Por sua atuação, o Governo do Estado vai inaugurar, a partir de junho, três Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente com TEA (CAIC-TEA), priorizando atendimento gratuito a crianças autistas através de uma equipe multiprofissional e metodologia da Análise do Comportamento Aplicada (ABA). “Meu trabalho, com esses projetos voltados à inclusão e ao bem-estar da população autista, reforça minha posição como um defensor dessa causa no Amazonas”, garante o deputado.
» POLÍTICAS INCLUSIVAS – Única representante feminina do União Brasil na Assembleia Legislativa do Amazonas, a deputada Joana Darc é autora das leis nº 5.968/2022, que pune administrativamente a discriminação contra pessoas com TEA, e nº 5.403/2021, que criou a Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (CIPTEA). Esse documento confere prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social, facilitando o acesso a direitos essenciais para as pessoas com TEA.
A parlamentar ainda é autora da Lei n.º 5.012/2019, que proíbe a cobrança de taxa de reserva, sobretaxa ou quaisquer valores adicionais para matrícula, renovação ou mensalidade de estudantes com autismo, no Amazonas, para garantir o ingresso ou a permanência do estudante em instituições de ensino público ou privado. “Sei das dificuldades dessas famílias e seguirei atuando para garantir mais direitos e inclusão”, pontua.
O terceiro vice-presidente do União Brasil Amazonas, Sérgio Litaiff Filho, também ressalta o comprometimento do partido com a causa, observando que “a disposição é reforçar ainda mais a atuação dos parlamentares em defesa dessas bandeiras”.
(FOTO: Mauro Neto/SECOM)
➡️Mais notícias sobre Política, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Com sets de house e techno, Roque Castro, Reizko e mais quatro DJs agitam festa “Gang Tour Manaus”
Boi Garantido lança álbum “Boi do Povo, Boi do Povão” nas plataformas digitais
No Amazonas, mais de 1,5 mil famílias podem ter direito ao kit gratuito com a nova parabólica digital
Procon-AM cobra explicações da concessionária de energia sobre apagão que atingiu Manaus e Região Metropolitana
Presidente Roberto Cidade destaca importância do Feclam para a melhoria das atividades parlamentares nos municípios do interior do Amazonas
‘A inclusão é um dever’, destaca deputada Joana Darc ao defender suas propostas para as pessoas autistas