Elon Musk respondeu com ironia às acusações de que teria feito uma saudação nazista durante um comício em apoio a Donald Trump, realizado na segunda-feira (20) em Washington, EUA. O empresário afirmou na plataforma X: “Francamente, ataques do tipo ‘todo mundo é Hitler’ estão tão desgastados”.
O gesto em questão ocorreu no palco da Capital One Arena, onde Musk bateu no peito com a mão direita e, em seguida, estendeu o braço com a palma aberta. Ele repetiu o movimento em direção à plateia, o que gerou interpretações variadas. Alguns especialistas, como a historiadora Claire Aubin, descreveram o gesto como um “sieg heil”. Já Ruth Ben-Ghiat, estudiosa do fascismo, o classificou como uma saudação nazista.
Por outro lado, a organização judaica ADL relativizou, afirmando que o gesto pode ter sido um momento de entusiasmo mal interpretado. Elon Musk, que anunciou em 2021 ter síndrome de Asperger, foi defendido por alguns como sendo apenas desajeitado socialmente.
A reação foi polarizada. Enquanto figuras de extrema-direita elogiaram Musk, jornais como o Haaretz e o The Guardian publicaram críticas. A congressista Alexandria Ocasio-Cortez chamou de inaceitável a tentativa de minimizar o ocorrido.
Nas últimas semanas, Elon Musk multiplicou suas declarações de apoio ao partido alemão de extrema-direita AfD, à primeira-ministra italiana de extrema-direita Giorgia Meloni, e ao partido britânico anti-imigração Reform UK.
➡️Mais notícias Internacionais, você encontra aqui.
(Foto de capa: Mike Segar / REUTERS)
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Zona Food promete movimentar Manaus com atrações nacionais e experiências exclusivas
Festival Olhar do Norte 2025: ‘Dia dos Pais’ e ‘Enquanto O Céu Não Me Espera’ são destaques na noite de abertura
Prefeitura de Manaus reforça atenção das empresas sobre indicação de condutor em veículos de pessoa jurídica
Presidente Roberto Cidade critica excessos das Forças de Segurança Federal em operação no Sul do Amazonas
TRT-11 credencia intérpretes de Libras em Manaus e Boa Vista para prestação de serviços profissionais
Projeto ‘Aglomeração Literária’ promove atividades gratuitas em cinco municípios do Amazonas