A deputada estadual Joana Darc (UB) votou favorável à Mensagem Governamental nº 19/2025, que tem o intuito de criar, na organização administrativa do Poder Executivo Estadual, a Secretaria de Estado de Proteção Animal – SEPET. A votação ocorreu na manhã desta quinta-feira (13/02), em sessão ordinária, no plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Médica veterinária e protetora dos animais desde os 15 anos, a parlamentar defende que a criação da pasta é de extrema importância para a causa animal no estado e, principalmente, para a inauguração do primeiro Hospital Público Veterinário do Amazonas, tendo em vista que a SEPET terá competência executiva para ser responsável pelo equipamento.
“Fico muito feliz com a criação desta pasta, pois isso é uma luta do meu mandato. Entrei na política pelos animais e, hoje, estamos fazendo história no Amazonas com a criação dessa secretaria, que será a responsável pela inauguração do primeiro Hospital Público Veterinário e da ampliação dos Castramóveis, levando políticas públicas para os animais do interior do Amazonas, e isso é só o início”, disse.
Vale ressaltar que a parlamentar sugeriu melhorias na mensagem governamental para a criação da SEPET, com revisão técnica de médica veterinária. A proposta chegou à Aleam na última segunda-feira (10), juntamente com as propostas de criação das Secretarias de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepa) e dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD).
Recriação da Secretaria da Pessoa com Deficiência
A deputada Joana Darc também pontuou a importância da recriação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Mãe de uma criança com síndrome de Down, a parlamentar considera uma vitória necessária para a causa PCD no estado, bandeira que levanta antes mesmo de ser da causa.
“Destaco também a importância de recriar essa pasta, pois essa vitória vai de encontro às pessoas com deficiência no Amazonas. A gente que tem a vivência de causa sabe como é difícil certas questões numa família atípica e, com a volta da secretaria, vamos conseguir dar auxílio a milhares de pessoas no estado”, ponderou.
Requerimentos
Importante salientar que, em 2021 e 2023, Darc protocolou dois indicativos para que fosse recriada a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (À época chamada SEPED), extinta em 2019, após reforma administrativa do Estado, sendo a pasta incorporada à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (SEJUSC).
Ainda em 2025, a parlamentar apresentou um indicativo ao Governo do Amazonas para criar a SEPET. Joana aproveitou a oportunidade para agradecer o governador Wilson Miranda Lima (UB), com a justificativa de fomentar projetos que ampliem o conhecimento científico, promovam o bem-estar animal e fortaleçam a saúde pública.
“Agradeço ao governador Wilson Lima por ter essa sensibilidade pela causa animal do Amazonas. Junto com este governo, conseguimos mais de 42 mil castrações de cães e gatos e construir do zero um hospital público para os animais. Além disso, por recriar a pasta voltada para as pessoas com deficiência”, finalizou.
📲 Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
Foto: Assessoria de Comunicação
➡️ Mais notícias sobre Política, você encontra aqui.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EUA pedem que Ucrânia cesse ‘insultos’ contra Trump em meio a tensão diplomática
Sesc Amazonas abre 300 vagas gratuitas para crianças em seis modalidades esportivas
Ruas de Manaus serão interditadas para blocos de Carnaval neste fim de semana
Roberto Cidade amplia atuação para o fortalecimento da atenção a crianças e adolescentes com TEA
Oscar 2025: Brasil torce por “Ainda Estou Aqui”; confira data, onde assistir e indicados
Whindersson Nunes se interna em clínica psiquiátrica para cuidar da saúde mental