Na manhã desta terça-feira (15), o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) intensificou a fiscalização nos postos de combustíveis de Manaus. A ação foi motivada por um aumento repentino no preço da gasolina, que subiu de R$ 6,89 para R$ 6,99 no último fim de semana.
Objetivo da fiscalização
Jalil Fraxe, diretor-presidente do Procon-AM, explicou que a missão do órgão é garantir que não haja práticas abusivas de preços nos postos de combustíveis. Ele ressaltou que o Procon não define um teto para os preços, mas verifica se os valores cobrados refletem os custos de aquisição dos estabelecimentos.
Participação da ANP
Para fortalecer a fiscalização, o Procon-AM acionou a Agência Nacional do Petróleo (ANP). A ANP, responsável pela regulação do mercado de combustíveis, irá colaborar na fiscalização junto às distribuidoras.
Recomendações do Procon-AM
O Procon-AM recomenda que os postos de combustíveis baseiem os preços de venda nos valores de compra do produto. A iniciativa visa assegurar que os consumidores não sejam prejudicados por aumentos injustificados. Em julho, durante a Operação Preço Justo, mais de 70 postos foram multados por aumentos considerados injustos.
Procedimento de verificação
Quando o Procon-AM suspeita de práticas abusivas, os postos são notificados e devem apresentar notas fiscais de compra e venda da gasolina. O órgão tem até 48 horas para verificar se houve aumento indevido nos preços. Caso identifique irregularidades, o posto deve justificar o aumento em até 10 dias, apresentando documentos como relatórios de estoque.
Sanções
Se o estabelecimento não comprovar a necessidade do reajuste, ele poderá enfrentar um processo administrativo que pode resultar em multa. Consumidores que identificarem práticas abusivas ou irregularidades podem denunciar através dos canais de atendimento do Procon-AM, incluindo os telefones (92) 3215-4009 ou 0800 092 1512, site e e-mail: [email protected].
(Foto: João Pedro/Procon-AM)
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Amazonas arrasta 62 medalhas e conquista Campeonato Brasileiro de Judô 2025 em Manaus
Amazonas terá sete representantes na delegação brasileira durante principal competição estudantil do mundo
‘Festival Batalha da Hora’ acontece neste domingo no Mercado de Origem da Amazônia
A influenciadora, dançarina e Embaixadora do Festival Folclórico de Parintins, anuncia para o Festival da Cunhã uma atração imperdível para a primeira
Ipaam e Ibama resgatam três salamandras exóticas ameaçadas de extinção e comercializadas ilegalmente no Brasil
Durante abertura da temporada bovina 2025, presidente Roberto Cidade destaca incremento econômico de Parintins com o 58º Festival Folclórico