A Secretaria de Saúde do Amazonas incluiu pessoas de 15 a 45 anos que utilizam o medicamento para Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) no grupo elegível para a vacinação contra o HPV, conforme anunciado na nota informativa nº38/2024 da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP). A informação foi divulgada nesta sexta-feira (19/07) e está disponível no site oficial da FVS-RCP.
Esta medida segue a nota técnica nº101/2024 do Ministério da Saúde, com o objetivo de fortalecer a prevenção e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e cânceres causados pelo HPV.
De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a vacina contra o HPV é essencial na prevenção do câncer do colo do útero e agora será oferecida também a pessoas que usam PrEP. “Estamos ampliando o público-alvo da vacinação, o que é de extrema importância. Peço que todos os elegíveis procurem um posto de saúde para se vacinar”, afirmou Maksoud.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, explicou que a vacinação começará assim que os municípios estiverem preparados. “Cada secretaria municipal de saúde tem autonomia para desenvolver a melhor estratégia de imunização. Todos os municípios já possuem o imunizante em sua rotina de vacinação”, destacou Amorim.
Alexsandro Melo, responsável pela Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, mencionou que atualmente 1.582 pessoas no Amazonas utilizam a PrEP. “A PrEP é uma excelente estratégia de prevenção para pessoas a partir de 15 anos, mas ela protege apenas contra o HIV. A inclusão da vacina contra o HPV permite uma proteção mais abrangente, especialmente para uma população sexualmente ativa”, comentou Melo.
Quem Pode se Vacinar Contra o HPV
Desde maio, o Ministério da Saúde adotou o esquema de dose única para crianças e adolescentes imunocompetentes, visando intensificar a proteção contra o câncer de colo do útero e outras complicações causadas pelo HPV.
Os grupos elegíveis para a vacinação são:
- Crianças e adolescentes de 9 a 14 anos;
- Pessoas de 9 a 45 anos que vivem com HIV/AIDS, pacientes oncológicos, indivíduos com papilomatose respiratória recorrente (PRR) e transplantados, necessitando de três doses;
- Pessoas imunocompetentes de 15 a 45 anos que foram vítimas de violência sexual, com esquema de três doses;
- Pessoas de 15 a 45 anos que utilizam a PrEP, desde que apresentem receita de PrEP emitida nos últimos quatro meses. A receita pode ser prescrita por enfermeiros, farmacêuticos ou médicos.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Assembleia Legislativa do Amazonas recebe projetos sobre educação, saúde, direitos sociais e inovação
Maior fabricante de celulares da China chega ao Brasil como Jovi e inicia produção na Zona Franca de Manaus
Homem arranca ponta do dedo da namorada com mordida em ataque de ciúmes em Manaus
Festival Amazonas de Ópera inicia nova fase internacional com abertura em 15 de abril, em Manaus
Homem é preso por roubo na Zona Norte de Manaus enquanto cumpria pena por feminicídio
Segue em tramitação na Aleam, a proposta do deputado estadual Roberto Cidade que fortalece o empreendedorismo no interior do Estado