Investigação sobre morte de Benício apura falha na farmácia do hospital e falsificação de registro médico

Investigação sobre morte de Benício apura falha na farmácia do hospital e falsificação de registro médico

A Polícia Civil do Amazonas ouviu nesta terça-feira (16) gestores da farmácia do Hospital Santa Júlia, em Manaus, como parte do inquérito que investiga a morte de Benício Xavier Freitas, de 6 anos. O menino faleceu após receber doses de adrenalina por via intravenosa no setor pediátrico da unidade. As oitivas buscam esclarecer a ausência de farmacêutico no momento do atendimento, o que levanta suspeitas sobre a ausência de revisão técnica na prescrição e aplicação do medicamento.

A apuração é conduzida pelo 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP), sob o comando do delegado Marcelo Martins. De acordo com o delegado, um dos focos da investigação é verificar se houve descumprimento dos protocolos hospitalares relacionados à assistência farmacêutica em áreas críticas como a pediatria. O hospital, segundo ele, também é investigado por possível falsificação de documento oficial.

A Polícia identificou que a médica Juliana Brasil, que atendeu Benício, foi registrada como pediatra no Cadastro Nacional de Documentos de Saúde. No entanto, a profissional não possui essa especialização, e o documento teria sido emitido pelo hospital com informações falsas. A suspeita é de que a inserção do dado tenha sido feita para atender exigências de número mínimo de especialistas por área médica.

Na quarta-feira (17), mais três integrantes da gestão hospitalar devem prestar depoimento. A Polícia também aguarda autorização judicial para acessar o sistema eletrônico do hospital, que poderá esclarecer como foi realizada a prescrição e a liberação da medicação administrada na criança. A análise técnica está a cargo do Instituto de Criminalística do Amazonas e será fundamental para identificar eventuais falhas nos procedimentos internos da unidade.

➡️Mais notícias sobre Saúde & Bem-Estar, você encontra aqui.

📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.

Compartilhe: