A Polícia Civil do Amazonas ouviu nesta terça-feira (16) gestores da farmácia do Hospital Santa Júlia, em Manaus, como parte do inquérito que investiga a morte de Benício Xavier Freitas, de 6 anos. O menino faleceu após receber doses de adrenalina por via intravenosa no setor pediátrico da unidade. As oitivas buscam esclarecer a ausência de farmacêutico no momento do atendimento, o que levanta suspeitas sobre a ausência de revisão técnica na prescrição e aplicação do medicamento.
A apuração é conduzida pelo 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP), sob o comando do delegado Marcelo Martins. De acordo com o delegado, um dos focos da investigação é verificar se houve descumprimento dos protocolos hospitalares relacionados à assistência farmacêutica em áreas críticas como a pediatria. O hospital, segundo ele, também é investigado por possível falsificação de documento oficial.
A Polícia identificou que a médica Juliana Brasil, que atendeu Benício, foi registrada como pediatra no Cadastro Nacional de Documentos de Saúde. No entanto, a profissional não possui essa especialização, e o documento teria sido emitido pelo hospital com informações falsas. A suspeita é de que a inserção do dado tenha sido feita para atender exigências de número mínimo de especialistas por área médica.
Na quarta-feira (17), mais três integrantes da gestão hospitalar devem prestar depoimento. A Polícia também aguarda autorização judicial para acessar o sistema eletrônico do hospital, que poderá esclarecer como foi realizada a prescrição e a liberação da medicação administrada na criança. A análise técnica está a cargo do Instituto de Criminalística do Amazonas e será fundamental para identificar eventuais falhas nos procedimentos internos da unidade.
➡️Mais notícias sobre Saúde & Bem-Estar, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Casa de Vidro do BBB 26 na região Norte será instalada em Manaus, no bairro Cidade Nova
Quadrilha responsável por série de arrastões é presa em flagrante na zona Leste de Manaus
Jovem de 18 anos morre após carro cair no Igarapé do 40, na zona Sul de Manaus
Investigação sobre morte de Benício apura falha na farmácia do hospital e falsificação de registro médico
Dados apontam circulação dos principais vírus respiratórios no Amazonas
PMAM lança revista comemorativa pelos 45 anos da primeira turma de mulheres da corporação