Juliana Felipe, judoca Yanomami de São Gabriel da Cachoeira, é ouro nos JEBs em Maceió

Juliana Felipe, judoca indígena da etnia Yanomani, fez história ao ganhar a medalha de ouro na categoria Sub-18 dos JEBs, realizados em Maceió. Natural de São Gabriel da Cachoeira, localizada a 852 quilômetros da capital Manaus, no Alto Rio Negro, especificamente na região conhecida como “Cabeça do Cachorro”, sete dias de barco até Manaus, e mais de 3 mil quilometros de avião até Maceió, Juliana competiu na categoria super ligeiro (– 40 kg).

Estudante da Escola Estadual Irmã Inês Penha (São Gabriel da Cachoeira), Juliana foi revelada pelo projeto social Amigos do Judô da Prefeitura de seu município, que é filial da equipe Acopajam/Manaus.

A vitória de Juliana foi marcante, especialmente considerando que ela enfrentou adversárias de todo o Brasil. Na final, Juliana derrotou Yasmin Toledo, representante do CIEP 165 Brigadeiro Sérgio Carvalho, do Rio de Janeiro, com um ippon perfeito. O ippon é o golpe máximo do judô, e Juliana executou-o com maestria, levando às lágrimas o seu treinador Dejanir Nunes e garantindo o lugar mais alto do pódio.

“A medalha de ouro da Juliana Felipe é um feito expressivo para o esporte escolar amazonense e especialmente para o judô, uma modalidade olímpica bastante difundida nas escolas do Amazonas e que integra o programa de competições organizadas pela Federação Amazonense de Desporto Escolar (FADE) e Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE)”, disse o presidente da FADE, professor Auricélio Andrade.

O feito de Juliana é motivo de orgulho para o esporte escolar amazonense e destaca a importância do judô como modalidade olímpica nas escolas do Amazonas.

Outros resultados do Amazonas no judô dos JEB’s:

Ana Sousa, EM Raimundo Teodoro Botinelly, medalha de prata na Série Ouro, categoria meio leve (- 48 kg).

Gabriel Vieira, Escola Estadual Solon de Lucena, medalha de bronze na Série Prata, categoria super ligeiro (- 50 kg).

Categorias:
Compartilhe: