A Justiça Federal decidiu, mais uma vez, suspender a instalação dos controversos “medidores aéreos” de energia elétrica em Manaus. A decisão atende a um pedido da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), movido em março do ano passado, e mantém a proibição até que todos os processos judiciais sejam concluídos.
A medida foi determinada pelo juiz federal Ricardo Sales, da 3ª Vara Federal Cível do Amazonas, que reverteu parcialmente uma decisão anterior que havia permitido a instalação dos medidores. A decisão original, concedida pelo desembargador Lafayette Carneiro Vieira Júnior, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), acatou o pedido da DPE-AM e da Defensoria Pública da União (DPU), proibindo a instalação dos medidores do Sistema de Medição Centralizada (SMC).
A DPE-AM argumenta que a instalação dos novos medidores prejudica os consumidores, uma vez que são instalados a uma altura de quatro metros, dificultando a fiscalização do consumo. Além disso, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas (Ipem-AM) encontrou irregularidades nos medidores do tipo SMC durante uma fiscalização.
O Ministério Público Federal (MPF) apoiou a suspensão, destacando a importância de garantir a transparência e a fiscalização adequada do consumo de energia pelos consumidores. Segundo o coordenador do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), defensor Christiano Pinheiro, a concessionária Amazonas Energia está proibida de instalar os medidores até que todos os processos judiciais sejam concluídos.
A Defensoria Pública solicita, além da substituição dos medidores SMC por medidores convencionais, a anulação das faturas com irregularidades detectadas pelo Ipem-AM e a condenação da Amazonas Energia ao pagamento de R$ 3 milhões por danos morais coletivos e danos sociais.
A decisão da Justiça Federal representa uma vitória para os consumidores de Manaus, que continuam a lutar por um sistema de medição de energia mais justo e transparente. A suspensão dos “medidores aéreos” permanece em vigor até que o caso seja julgado em definitivo.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Assembleia Legislativa do Amazonas recebe projetos sobre educação, saúde, direitos sociais e inovação
Maior fabricante de celulares da China chega ao Brasil como Jovi e inicia produção na Zona Franca de Manaus
Homem arranca ponta do dedo da namorada com mordida em ataque de ciúmes em Manaus
Festival Amazonas de Ópera inicia nova fase internacional com abertura em 15 de abril, em Manaus
Homem é preso por roubo na Zona Norte de Manaus enquanto cumpria pena por feminicídio
Segue em tramitação na Aleam, a proposta do deputado estadual Roberto Cidade que fortalece o empreendedorismo no interior do Estado