Nesta sexta-feira, dia 08, das 18h às 21h, o Laboratório de Pesquisa em Artes Cênicas apresenta uma programação imperdível e gratuita no evento “Arte Ocupa” do Teatro Icbeu. Os espetáculos apresentados abordam temas como mitologias, amor e as acessibilidades, proporcionando um espaço de reflexão e expressão criativa, onde as crianças e adolescentes não apenas assistem, mas também se veem representados nos palcos.
Ananda Guimarães é diretora do espetáculo e professora fundadora do LAP. “A minha expectativa é que eles consigam se firmar, não só em uma apresentação para a família, mas entendendo que eles também são artistas, já que foi um trabalho árduo, e entendendo o ofício de teatro. Eu tô bem grata pelo Arte Ocupa Icbeu, porque é um evento que abraça eles enquanto artistas.”
Espetáculos
- 18h – Ventaneira (Laboratório Infâncias):
Uma obra de Moira Braga.
Ventaneira é uma cidade mágica com flautas espalhadas por todos os lugares, os moradores passam a vida as construindo a espera da melodia perfeita que um dia irá tocar. Certo dia, Ventaneira amanhece silenciosa e todos os moradores se perguntam o que poderia ter acontecido. Até que Rudim, um menino que não sabia fazer flautas poderá descobrir como trazer o vento e a música de volta a Ventaneira.
Direção: Ananda Guimarães
Elenco: Anabell Pacheco, Ana Lúcia Bessa, Ícaro da Silva, Ivan Luca Sampaio, Joaquim Guimarães, José Nóbrega, Luna Cervantes, Manuela Gouvêa, Miguel Valdivino, Salvador Aguiar e Sara Felizardo
Co-direção: Maria Fernanda Carmim e Iris Oliveira
Adaptação do livro e dramaturgia: Lukas Macedo
Direção musical: Gisell Letícia
Musicalidade: Giselle Letícia e Stivisson Menezes
Figurinos: Felipe de Queiroz
Produção: Stephanie Lauriano
Desenhos artísticos: Manuella Nogueira
- 19h – Terra Zanura (Laboratório Infanto-Juvenil):
Zanura conta a história de jovens meninas habitantes de uma terra distopica regida pela deusa Zanura. A narrativa gira em torno da invasão de um grupo de homens que deseja invadir e explorar a terra em busca de ouro. As jovens mulheres precisam proteger suas terras da extinção e exploração.
Direção: Ananda Guimarães
Co-direção: Maria Fernanda Carmim e Iris Oliveira
Elenco: Dinah Braga, Ilana Braga, Isabella Cidrônio, Lucas Cervantes, Malu e Stella Ferreira
Dramaturgia: Daphne Pompeu
Musicalidade: Lucas Cervantes
Figurinos: Felipe de Queiroz
Produção: Stephanie Lauriano
Desenhos artísticos: Manuella Nogueira
- 20h – Me fizeram de pedra quando eu queria ser feita de amor (Laboratório Juvenil)
Reencontrando mitologias e ancestralidades as personas nessa história resgatam e reafirmam mulheridades que nos trouxeram até aqui enquanto sociedade, alternando entre presente e passado nessa caminhada que precisa ser muitas vezes desenhada novamente por outras mãos, sem nunca esquecer quem já esteve lá atrás por todas nós.
Direção: Ananda Guimarães
Co-direção: Maria Fernanda Carmim e Iris Oliveira
Elenco: Aurora Laan, Ana Clara Sampaio, Amanda Soares, Elis Regina, Jullie D’Arrigo, Majú Martins
Dramaturgia: Lukas Macedo
Musicalidade: Gisele Letícia e Stivisson Menezes
Figurinos: Felipe de Queiroz
Produção: Stephanie Lauriano
Laboratório de Pesquisa em Artes Cênicas
Os três espetáculos fazem parte do curso do Laboratório de Pesquisa, fundado por Ananda Guimarães com a metodologia da Encruzilhada DEF. No espetáculo Ventaneira, as crianças falam sobre a diversidade nas infâncias, em Terra Zanura os jovens trazem uma mitologia e pensam sobre as formas sagradas de cuidado e coletivo, já em Me Fizeram de Pedra Quando Eu Queria Ser Feita de Amor a juventude fala sobre as noções de relacionamentos e amor ao longo das eras. Nos espetáculos as infâncias e juventudes falam sobre os temas a partir do olhar quem está vivendo.
“Eu sinto que é importante tanto adultos que trazem as infâncias, porque conseguem trazer as suas infâncias de novo para o espetáculo e afetar também outros adultos e as crianças, mas é importante também saber esse território das infâncias e das juventudes, falando sobre as suas infâncias e juventudes a partir dessa perspectiva e usar do teatro para falar de forma subjetivas.” declara Ananda
Serviço
- Data: Sexta-Feira, 08/11/24
- Horário: 18h
- Local: Teatro Icbeu, Joaquim Nabuco, Centro
- Entrada: Gratuita
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
(Foto de capa: Divulgação Icbeu)
➡️Mais notícias sobre Cultura, você encontra aqui.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Amazonas arrasta 62 medalhas e conquista Campeonato Brasileiro de Judô 2025 em Manaus
Amazonas terá sete representantes na delegação brasileira durante principal competição estudantil do mundo
‘Festival Batalha da Hora’ acontece neste domingo no Mercado de Origem da Amazônia
A influenciadora, dançarina e Embaixadora do Festival Folclórico de Parintins, anuncia para o Festival da Cunhã uma atração imperdível para a primeira
Ipaam e Ibama resgatam três salamandras exóticas ameaçadas de extinção e comercializadas ilegalmente no Brasil
Durante abertura da temporada bovina 2025, presidente Roberto Cidade destaca incremento econômico de Parintins com o 58º Festival Folclórico