A capital amazonense registrou nesta quarta-feira (18) o dia mais quente do ano, com a temperatura atingindo 39ºC, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Este valor se aproxima do recorde histórico de 39,2ºC, registrado em 2 de outubro de 2023.
Recordes de Temperatura
Na terça-feira (17), Manaus já havia registrado a maior temperatura do ano, atingindo 38,4ºC. No entanto, nesta quarta-feira, a capital quebrou dois novos recordes de temperatura, alcançando 38,8ºC às 14h e 39ºC às 15h. Esses valores colocam 2024 entre os anos mais quentes das últimas três décadas.
Crise Ambiental
A cidade enfrenta uma grave crise ambiental, potencializada pela seca do Rio Negro, queimadas que atingem a Região Metropolitana e ondas de fumaça ocasionadas pelo fogo. Com o Rio Negro abaixo dos 16 metros, a prefeitura da capital interditou a praia da Ponta Negra nesta terça-feira (17). Atualmente, o nível do rio está em 15,53 metros, abaixo dos parâmetros mínimos estabelecidos, tornando o mergulho perigoso.
LEIA TAMBÉM:
Medidas de Emergência
Na semana passada, a capital já havia decretado situação de emergência com validade de 180 dias devido à seca severa que afeta o rio. A medida visa implementar ações para atender às necessidades das comunidades ribeirinhas impactadas e inclui a capital na lista de municípios que devem receber recursos do Governo Federal.
Impacto na População
Os moradores de Manaus estão enfrentando desafios significativos devido ao calor extremo e à crise ambiental. A combinação de altas temperaturas, baixa umidade e poluição do ar causada pelas queimadas tem tornado o dia a dia na cidade ainda mais difícil.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
PC-AM apreende 150 quilos maconha tipo skunk em casa na comunidade Grande Vitória
Polícia Civil prende homem por tentativa de homicídio que deixou mulher paraplégica, na zona norte de Manaus
Teatro Amazonas recebe estreia do documentário “Amazônia em todas as cores”
Ainda dá tempo: beneficiários do CadÚnico têm até fim de junho para obter a nova parabólica digital gratuita
Justiça atende recurso do MPAM e decreta prisão preventiva de policial preso com metralhadoras de guerra em Manaus
Neste Maio Laranja, Roberto Cidade reforça leis de sua autoria que ampliam mecanismos de proteção para crianças e adolescentes