Foi inaugurado neste sábado (1º/2), na Aldeia Indígena Inhaã-bé, no Tarumã-Açu, zona Oeste de Manaus, o primeiro cinema indígena do Norte do Brasil. O espaço faz parte do projeto “Cine Aldeia”, idealizado pela produtora indígena Thaís Kokama e contemplado pelo edital da Lei Paulo Gustavo (LPG), da Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura).
Criado em 2019, o projeto começou com exibições de filmes para crianças e, ao longo dos anos, promoveu atividades e oficinas de cinema na aldeia. O local também serviu como cenário para produções audiovisuais nacionais e internacionais, incentivando a comunidade indígena a se engajar na produção cinematográfica.
O presidente do Concultura, Tony Medeiros, destacou a importância do cinema indígena para a valorização cultural dos povos originários. “Esse é o primeiro cinema indígena dentro de uma aldeia, e reconhecemos o esforço da Prefeitura de Manaus em apoiar essa iniciativa, valorizando nossas raízes étnicas”, afirmou.
Durante a inauguração, foram exibidos oito curtas-metragens, que permanecerão em cartaz nos primeiros meses de 2025. Além disso, o evento marcou o lançamento do documentário “Traços da Resistência”, dirigido por Thaís Kokama.
O “Cine Aldeia” foi um dos projetos selecionados pelo Concurso Prêmio Manaus Identidade Cultural – Audiovisual (Edital 004/2023), com apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
➡️Mais notícias sobre Cultura, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
(Fotos – João Viana/ Semcom)


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Galo de Manaus confirma edição 2026 com tema que valoriza ritmos e manifestações da cultura popular brasileira
Oscar 2026: filme brasileiro “O Agente Secreto” é indicado em quatro categorias
Carnaval na Floresta 2026: escolas do Grupo Especial assinam regulamento e nenhuma será rebaixada neste ano
Operação Iara: Polícias do AM e PA apreendem 250 kg de cocaína e bloqueiam R$ 4,8 milhões do crime organizado
PC-AM e Receita Federal apreendem 50 kg de maconha escondidos em freezer de transportadora em Manaus
Projeto de Roberto Cidade prevê garantia de bombas de insulina e sensores de glicose a pessoa com diabetes no Amazonas