A Prefeitura de Manaus vai construir o primeiro aquário municipal da cidade. O anúncio foi feito pelo prefeito de Manaus, David Almeida, nesta sexta-feira, 18/7, por meio de vídeo publicado em suas redes sociais. O novo equipamento turístico será erguido na rua Visconde de Mauá, em frente ao porto de Manaus, como parte do programa “Nosso Centro”, que está revitalizando e reocupando o centro histórico com novos usos, atividades culturais e lazer.
Com cinco andares, o prédio terá dois níveis de estacionamento, dois andares destinados ao aquário com espécies amazônicas e um rooftop com vista privilegiada para o rio Negro, onde funcionará uma operação gastronômica. A previsão é que as obras tenham início ainda em 2025, após a conclusão dos estudos técnicos coordenados pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).
“Manaus vai ganhar o seu aquário municipal. Estamos trazendo uma grande novidade para o Centro da cidade. A construção vai iniciar ainda este ano e vamos transformar esse espaço em um dos principais pontos turísticos da capital, com aquário, estacionamento e rooftop de frente para o rio Negro. É mais um passo para atrair mais gente, gerar emprego, movimentar a economia e valorizar nossa biodiversidade”, destacou o prefeito David Almeida no vídeo publicado nesta sexta-feira.
A proposta visa fortalecer a vocação turística e ambiental de Manaus, com foco na biodiversidade da Amazônia, conectando o novo equipamento ao conjunto de obras entregues no entorno, como o museu da Cidade, o Casarão Cassina, a praça Dom Pedro II e o mirante Lúcia Almeida.
“Por determinação do prefeito David Almeida, o Implurb está desenvolvendo os trabalhos iniciais do projeto do aquário de Manaus. Já fizemos visitas técnicas em aquários de referência no país e definimos o conceito da obra. A proposta se integra ao perímetro do Largo de São Vicente, unindo atrativos turísticos e equipamentos culturais que estão sendo revitalizados. É mais uma iniciativa para tornar o Centro um destino vibrante, acessível e conectado com a nossa identidade amazônica”, afirmou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.
O aquário municipal de Manaus será um novo marco arquitetônico e ambiental, reforçando o compromisso da prefeitura com o desenvolvimento urbano sustentável, o turismo de experiência e a valorização do patrimônio natural e cultural da cidade.
(Texto – Emanuelle Baires/Semcom-Prefeito. Fotos – Antônio Pereira/Semcom-Prefeito e Divulgação/Implurb)
➡️Mais sobre Entretenimento, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Especialistas desmentem boatos sobre GPS americano e destacam alternativas já acessíveis ao Brasil
Bolsonaro permanece em casa no domingo após instalação de tornozeleira eletrônica determinada pelo STF
Prefeitura de Manaus retira até 400 toneladas de lixo do rio Negro em nova operação de transbordo
Unidade de Saúde da Mulher da zona Leste atenderá em novo endereço
Defensoria Pública tenta evitar remoção de flutuantes no Tarumã e busca solução para famílias afetadas em Manaus
Agricultores do Médio Solimões recebem estrutura tecnológica para fortalecer produção tradicional de farinha Uarini