O Ministério do Turismo do Brasil está liderando uma iniciativa pioneira para mapear as comunidades indígenas que atuam no turismo em todo o território nacional. Este projeto, que integra o “Brasil Turismo Responsável”, teve início em julho de 2024 e resulta de uma cooperação técnica entre o Ministério do Turismo (MTur), o Ministério dos Povos Indígenas (MPI), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Objetivos do Projeto
O principal objetivo do mapeamento é identificar as comunidades indígenas que desenvolvem atividades turísticas baseadas nos princípios do turismo de base comunitária. Além disso, a iniciativa visa catalogar e promover boas práticas, sempre com a concordância das comunidades envolvidas. Segundo Carolina Fávero, Coordenadora-Geral de Turismo Sustentável e Responsável, “esta iniciativa é essencial para entender as demandas e potencializar o turismo sustentável e responsável nas comunidades indígenas, garantindo que elas sejam protagonistas e beneficiárias diretas de todo o processo”.
Como Participar
Para facilitar a coleta de informações, foi disponibilizado um formulário eletrônico que pode ser preenchido até o dia 31 de outubro de 2024. Este formulário está acessível para comunidades indígenas, bem como para organizações públicas e privadas que possuam informações sobre atividades turísticas envolvendo povos indígenas. O objetivo é compilar dados detalhados sobre as iniciativas em desenvolvimento, permitindo um diagnóstico mais preciso das necessidades dessas comunidades e promovendo os produtos turísticos gerados por elas.
Impacto Esperado
Com este esforço, o Ministério do Turismo pretende não só ampliar o Mapa Brasileiro do Turismo Responsável, mas também contribuir para o fortalecimento de uma rede de turismo sustentável, inclusivo e culturalmente rico. A iniciativa respeita os saberes tradicionais e a autonomia das comunidades indígenas, promovendo um turismo que valoriza e preserva a cultura e os conhecimentos ancestrais.
Acesse o Formulário
As comunidades interessadas podem acessar o formulário através do link: Formulário de Mapeamento
(Foto de capa: Comunidade Raposa I / MTur)
🛫 Mais notícias sobre Turismo, você encontra aqui.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Justiça encerra audiência de instrução de acusados por linchamento de motorista em Manaus
Mais de 40 produtores participam da Feira de Agricultura Familiar neste sábado
Open Internacional de Luta Livre Profissional acontece dia 27 de abril e inscrições promocionais estão abertas
Lei de Roberto Cidade busca desmistificar epilepsia e contribuir para a qualidade de vida do paciente
Criação do Mosaico do Baixo Rio Madeira impulsiona ações de conservação e fortalecimento territorial no Interflúvio Madeira-Purus
Matuê apresenta sua nova turnê “333” em Manaus neste final de semana