Ministério Público obtém condenação de dois réus no primeiro julgamento de Massacre do Compaj

Ministério Público obtém condenação de dois réus no primeiro julgamento de Massacre do Compaj

Após mais de sete anos do massacre no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), a Justiça condenou Anderson Silva do Nascimento e Geymison Marques de Oliveira pelos crimes de 56 homicídios consumados, um homicídio tentado, um crime de tortura, vilipêndio de cadáver e por integrarem organização criminosa. O julgamento, que teve a acusação sustentada por membros do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), na noite do último sábado (13/12), no Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis.

A acusação foi conduzida por uma força-tarefa do MPAM, formada por promotores de Justiça designados pela Procuradoria-Geral de Justiça, em razão da complexidade e da relevância social do caso. Atuaram no julgamento os promotores de Justiça Leonardo Tupinanbá do Valle, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Combate ao Crime Organizado (Caocrimo-Gaeco); Márcio Pereira de Mello; Lilian Nara Almeida e Thiago de Melo Roberto Freire.

Durante o julgamento, o Conselho de Sentença acolheu integralmente as teses apresentadas pelo Ministério Público, reconhecendo a responsabilidade criminal dos réus pelos crimes praticados no interior da unidade prisional. Segundo o promotor de Justiça Leonardo Tupinambá, o Massacre do Compaj é o maior já registrado no Estado do Amazonas e o segundo maior do Brasil. 

“A sociedade, representada pelo Conselho de Sentença, acolheu integralmente as teses do Ministério Público, com a condenação dos réus pelas 56 mortes, além dos crimes de tentativa de homicídio, tortura, vilipêndio de cadáver e organização criminosa”, reforçou.

O promotor declarou, ainda, que este é o primeiro capítulo de uma série de julgamentos, e o Ministério Público continuará atuando para responsabilizar todos os envolvidos, inclusive os líderes e autores intelectuais.

(Texto: Sharline Freire / Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

➡️Mais notícias sobre Segurança, você encontra aqui.

📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.

Categorias:
Compartilhe: