A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, esteve nesta terça-feira (30), no Parque das Tribos, uma comunidade indígena urbana localizada no bairro Tarumã, na Zona Oeste de Manaus. Acompanhada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador João Simões, ela se reuniu com líderes indígenas para discutir a logística das eleições municipais deste ano, considerando a possível seca severa na região.
Durante a visita, a ministra foi acolhida com rituais, danças e cânticos tradicionais. que enalteceram a riqueza e a diversidade cultural das etnias da comunidade das mais de 700 famílias de 35 etnias que compõem a comunidade. Em seu discurso, Cármen Lúcia enfatizou a importância de proteger os direitos dos povos indígenas, especialmente durante o período eleitoral.
“A participação livre, tranquila, transparente e íntegra de todos nas eleições democráticas é essencial para transformar situações de injustiça em estados de justiça para todos”, declarou a ministra.
A visita ao Parque das Tribos faz parte da agenda da ministra em Manaus, que pela manhã se reuniu no TRE. O desembargador João Simões destacou o apoio do TSE na logística eleitoral, assegurando que todos os eleitores poderão votar, mesmo que para isso seja necessário o transporte aéreo dos eleitores até os locais de votação.



ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Galo de Manaus confirma edição 2026 com tema que valoriza ritmos e manifestações da cultura popular brasileira
Oscar 2026: filme brasileiro “O Agente Secreto” é indicado em quatro categorias
Carnaval na Floresta 2026: escolas do Grupo Especial assinam regulamento e nenhuma será rebaixada neste ano
Operação Iara: Polícias do AM e PA apreendem 250 kg de cocaína e bloqueiam R$ 4,8 milhões do crime organizado
PC-AM e Receita Federal apreendem 50 kg de maconha escondidos em freezer de transportadora em Manaus
Projeto de Roberto Cidade prevê garantia de bombas de insulina e sensores de glicose a pessoa com diabetes no Amazonas