Com o objetivo de garantir a proteção integral de crianças e adolescentes durante as festividades culturais — especialmente o vindouro Festival Folclórico de Parintins, de 27 a 29 de junho —, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da 2ª Promotoria de Justiça local, tornou pública a Portaria nº 03/2025, expedida pela 2ª Vara local. O documento estabelece regras fundamentais para garantir a segurança infantojuvenil em eventos realizados no município.
Entre os principais pontos da portaria, está a proibição do ingresso de crianças com menos de 10 anos nas “galeras” do Bumbódromo. Crianças e adolescentes menores de 14 anos só poderão participar do evento com pulseira ou crachá de identificação, contendo informações de contato para emergências. Já os adolescentes de 14 a 18 anos que estiverem desacompanhados dos pais devem portar autorização escrita com firma reconhecida em cartório.
A portaria também estabelece limites de horário conforme as seguintes faixas etárias:
- Crianças até 12 anos: das 6h às 21h
- Adolescentes de 12 a 14 anos: das 6h às 22h
- Adolescentes de 14 a 16 anos: das 6h às 23h
- Adolescentes de 16 a 18 anos: das 6h à meia-noite
Para apresentações artísticas, a norma é ainda mais rigorosa. Crianças com menos de 6 anos estão proibidas de participar do festival oficial. As de 6 a 10 anos só poderão atuar se estiverem acompanhadas dos pais e estão impedidas de participar de alegorias. Já crianças e adolescentes de 10 a 16 anos precisarão de autorização judicial prévia para se apresentar.
Por razões de segurança, é terminantemente proibido o uso de objetos perfurocortantes e fogos de artifício por pessoas com menos de 18 anos, salvo com autorização judicial. As fantasias devem preservar o decoro e a moral pública, e é vedada a venda ou o fornecimento de bebidas alcoólicas a menores.
Organizadores
A portaria também traz orientações claras aos organizadores de eventos, que têm a responsabilidade de solicitar alvará judicial com antecedência mínima de cinco dias, contratar segurança adequada ao porte do evento, afixar placas informativas sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas a menores e manter toda a documentação à disposição da fiscalização.
O descumprimento das normas pode acarretar multas de três a 20 salários mínimos e até o fechamento do estabelecimento por até 15 dias.
Orientação do MP
O MPAM reforça que está à disposição para orientar pais, responsáveis e organizadores durante o período festivo. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na sede das Promotorias de Parintins, localizada na Estrada Macurany, bairro João Novo. Durante o festival, haverá atendimento em regime de plantão.
O promotor de Justiça Ney Costa Alcântara de Oliveira Filho, titular da 2ª PJ, destacou que o objetivo da portaria não é impedir a participação de crianças e adolescentes, mas assegurar que essa vivência ocorra de forma segura, digna e respeitosa. “O Festival Folclórico de Parintins é um patrimônio cultural que deve ser celebrado por todas as gerações, com responsabilidade e proteção à infância e juventude”, declarou.
(Texto: Poliany Rodrigues. Foto: Mauro Neto/Secom)
➡️Mais notícias sobre Segurança, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Amazonense Ana Paula Sena é ouro na Copa Minas de Judô 2025
Assembleia Legislativa do Amazonas reforça proteção à infância com leis inspiradas no ECA
Campeonato de Embaixadinhas do Jogo do Ronaldinho Gaúcho premia os mais habilidosos de Manaus
Taça das Favelas Amazonas 2025 define grupo em sorteio na Arena da Amazônia
Festival das Campeãs celebra cultura popular e impulsiona economia da zona Norte de Manaus em sua 3ª edição
Boi Caprichoso encanta o público na abertura do Festival do Folclore de Curuçá, no Pará