Mulheres de diversas cidades brasileiras saíram às ruas neste domingo (7) em protesto contra o aumento dos casos de feminicídio e em defesa do direito à vida, segurança e liberdade. As manifestações, organizadas por coletivos, movimentos sociais e organizações feministas, foram convocadas após uma série de crimes que chocaram o país nos últimos dias.
Com o lema “Basta de feminicídio. Queremos as mulheres vivas”, os atos aconteceram simultaneamente em capitais e grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Curitiba, Campo Grande, São Luís e Teresina. Os protestos buscaram dar visibilidade à violência de gênero, romper o silêncio e pressionar por ações efetivas do poder público para combater a impunidade.
A mobilização nacional ganhou força após o assassinato da cabo do Exército Maria de Lourdes Freire Matos, de 25 anos, em Brasília. Seu corpo foi encontrado carbonizado, e o soldado Kelvin Barros da Silva, de 21 anos, confessou o crime, que está sendo investigado como feminicídio. Ele está preso no Batalhão da Polícia do Exército.
Outros casos recentes também impulsionaram a manifestação, como a tentativa de feminicídio de Tainara Souza Santos, atropelada e arrastada por um quilômetro no fim de novembro, e o duplo feminicídio no Cefet-RJ, em que duas funcionárias foram mortas a tiros por um servidor da instituição, que se suicidou após o crime.
Segundo o Mapa Nacional da Violência de Gênero, 3,7 milhões de mulheres sofreram algum tipo de violência doméstica no último ano. Em 2024, o Brasil registrou 1.459 feminicídios — uma média de quatro assassinatos por dia. Em 2025, o número já ultrapassa 1.180 mortes, com quase 3 mil atendimentos diários via Ligue 180, de acordo com o Ministério das Mulheres.
Diante do cenário alarmante, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo por um grande movimento nacional contra a violência de gênero e afirmou que é responsabilidade dos homens também enfrentarem a cultura de violência que atinge as mulheres no país.
(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
➡️ Mais notícias sobre Vida e Cidadania, você encontra aqui.
📲 Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Projeto de Roberto Cidade prevê garantia de bombas de insulina e sensores de glicose a pessoa com diabetes no Amazonas
Roberto Cidade reforça lei que protege crianças da exposição online, diante dos protestos por mudanças em jogo digital
Assembleia Legislativa aprova leis que incentivam o desenvolvimento da Indústria e Comércio em 2025
Janeiro Branco: Roberto Cidade reforça compromisso da Aleam com a saúde mental da população
Lei de autoria de Roberto Cidade garante maior eficiência na logística de entregas no comércio online
Lei de Roberto Cidade cria marco legal para estimular empreendedorismo digital entre jovens amazonenses