Manaus ultrapassou, em abril, a impressionante marca de 1.004.021 veículos registrados, entre carros e motos, segundo dados de Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) — um número simbólico que traduz não só o crescimento da capital amazonense, mas também os desafios enfrentados pela mobilidade urbana. Em resposta direta a esse cenário, o Governo do Amazonas, sob a liderança do governador Wilson Lima, presidente estadual do União Brasil, tem promovido uma série de obras de infraestrutura viária na cidade, com impactos concretos no dia a dia dos manauaras.
De acordo com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), o fluxo de veículos em trechos estratégicos da cidade — como a avenida do Turismo, integrada ao chamado “Rapidão” Rodoanel Metropolitano — aumentou em 200% após intervenções de alargamento viário. O número de veículos que circulam no local durante o horário de pico saltou de 1 mil para 3 mil por hora, consolidando uma das maiores transformações viárias da história da capital, e também desafogando o trânsito, pela facilidade de fluxo.
Para o governador Wilson Lima, a política de mobilidade vai além do asfalto: é sobre conectar pessoas, economias e oportunidades. “Estamos avançando com obras que mudam a vida das pessoas e tornam Manaus uma cidade mais moderna e eficiente. Esse é o compromisso do nosso governo e do União Brasil no Amazonas: trabalhar com seriedade, responsabilidade e planejamento para garantir qualidade de vida à nossa população”, afirmou Lima, também presidente estadual da União Progressista, nova federação que reúne o União Brasil e o PP.
Além do Rodoanel, a mais recente entrega do governo estadual, o prolongamento viário da Avenida Lourenço da Silva Braga, entre os bairros Betânia e Morro da Liberdade, liga o Distrito Industrial ao Porto da Manaus Moderna, no Centro, otimizando principalmente o transporte de cargas.
A obra, antes paralisada por anos como parte do antigo Prosamim II, foi retomada e finalizada pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), que tem à frente o engenheiro Marcellus Campêlo, segundo vice-presidente do União-AM. A obra integra o conjunto de mais de 40 km de melhorias viárias realizadas em Manaus.
“Essa entrega é mais uma demonstração do compromisso do governador Wilson Lima com o povo do Amazonas e com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). É uma obra que estava parada e que retomamos e concluímos. Com isso, estamos facilitando o transporte público e de cargas, melhorando a mobilidade urbana e, principalmente, tirando famílias de áreas de risco”, destacou.
Complementando esse avanço em infraestrutura viária está o programa Asfalta Amazonas, também executado pela UGPE, sob a direção de Marcellus Campêlo. O programa já pavimentou 108 km de rodovias, 249 km de ramais e estradas vicinais, além de 628 km de vias urbanas em todo o estado. Com investimentos que superam R$ 1,6 bilhão, o programa amplia o alcance da malha viária estadual e cria alternativas de tráfego em áreas urbanas e rurais.
MAIOR OBRA VIÁRIA – Com 37,8 km de extensão e um investimento superior a R$ 570 milhões, o Rapidão Rodoanel Metropolitano de Manaus é a maior obra de mobilidade integrada já realizada no estado. O projeto conecta zonas estratégicas — Leste, Norte e Oeste — criando novos corredores de tráfego que desafogam o centro urbano.
A primeira etapa entregou a duplicação da estrada do Tarumã e o Viaduto Lydia da Eira Corrêa, o maior da região Norte. A segunda, em andamento, avança com 18,3 km de vias com pistas largas, ciclovias e baias de ônibus. Já a terceira etapa modernizará avenidas-chave como José Henriques e Margarita, consolidando um novo anel viário metropolitano.
AVANÇOS NO INTERIOR – O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), vem promovendo uma transformação na malha viária do interior do estado. Entre 2019 e 2025, já foram pavimentados mais de 1.100 quilômetros em rodovias, ramais, estradas e sistemas viários municipais, com investimentos que ultrapassam R$ 2 bilhões.
Já foram entregues trechos estratégicos como as rodovias AM-070, AM-151 e AM-453, além de 43 ramais e estradas vicinais, totalizando 248,85 km, e 59 sistemas viários urbanos em cidades como Manacapuru, Humaitá, Parintins e Maués. Atualmente, mais de 900 km de vias continuam em obras em todas as regiões do estado.
(FOTOS: Arquivo/Seinfra/UGPE)
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