Entre a noite de sexta-feira (3) e a madrugada de sábado (4), a “Operação Rolezinho” resultou na remoção de 32 motocicletas e 6 carros em Manaus. Realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) em parceria com a Polícia Militar (PMAM) e a Polícia Civil (PCAM), a ação teve como foco as zonas Leste e Sul da capital amazonense. O objetivo principal foi coibir ações criminosas no trânsito, garantir a segurança viária e reprimir infrações ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Segundo o Detran-AM, a operação abordou 325 veículos, entre motos e carros de passeio. As remoções ocorreram devido a irregularidades como motocicletas sem placas, adulterações em chassi, descargas abertas e ausência de retrovisores.
Ações em áreas críticas
O primeiro ponto de fiscalização ocorreu na Avenida Alphaville, Zona Leste, conhecida por ser um ponto de encontro em adegas e por registrar aglomerações que desrespeitam as normas de trânsito. Na região, agentes identificaram veículos com irregularidades estruturais e motoristas sob efeito de álcool.
Na sequência, a operação seguiu para o bairro Japiim, na Zona Sul, onde uma denúncia anônima levou à desarticulação de um “rolezinho” que estava sendo planejado para sair de uma festa de aniversário.
Infrações detectadas
Durante a operação, 21 condutores foram flagrados sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão para Dirigir (PPD), enquanto outros 19 foram autuados por ausência de equipamentos obrigatórios de segurança. Além disso, 15 motoristas conduziam veículos de forma irregular, e 10 casos de embriaguez ao volante foram registrados.
“Essas ações têm como objetivo coibir o uso de veículos em práticas ilegais que representam riscos à vida. As motocicletas adulteradas e carros usados nesses eventos são ferramentas de desordem e colocam todos os usuários do trânsito em perigo”, explicou Wendell Waughan, diretor-presidente do Detran-AM.
Integração e inteligência policial
A “Operação Rolezinho” contou com o trabalho integrado das inteligências do Detran-AM, PMAM e PCAM, reforçando a coleta de dados para identificação e responsabilização de organizadores e participantes desses eventos.
“O trabalho conjunto das forças de segurança está permitindo identificar padrões, líderes e participantes dessas ações, e isso é fundamental para prevenir novos casos”, afirmou o delegado Divanilson Cavalcanti, da Secretaria de Inteligência.
Impacto na segurança viária
O Detran-AM destacou que as ações da operação visam não apenas a repressão imediata, mas também a conscientização da população sobre os riscos dos “rolezinhos”. Eventos desse tipo não apenas violam o CTB, mas também promovem a sensação de insegurança, especialmente em áreas urbanas densamente povoadas.
A operação continuará ao longo das próximas semanas em outras áreas de Manaus, com a promessa de intensificar a fiscalização e a repressão aos comportamentos ilegais no trânsito.
📲 Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
Leia mais notícias de ‘Manaus’, aqui.
Foto: Divulgação / Detran-AM
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Roberto Cidade cobra explicação da Eletrobras após empresa ameaçar moradores da Vila de Balbina com perda das moradias
Sebastião Jr agita a programação bovina com feijoada
Agora tem McDonald’s na Cidade Nova
Vem aí o Festival Zero 92: música, arte e identidade cultural amazonense em destaque
Sábado é dia de rodízio de peixe com feijoada em restaurante de Manaus
Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa mostra potencial biotecnológico da folha de pau-de-balsa como substituto do mercúrio na mineração