A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio de ação integrada das 4ª, 9 e 30ª Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms) do Batalhão Leste, prendeu 51 pessoas na avenida Flamboyant, Distrito Integrado, zona sul de Manaus, por invasão de terra e crimes ambientais. A ação, realizada no âmbito da força-tarefa do Governo do Amazonas para combater queimadas e desmatamento ilegais, ocorreu na manhã deste domingo (15/10).
O comandante do Batalhão Leste, tenente-coronel Márcio Leite, informou que as equipes atuaram a partir de denúncias informando que um grupo de pessoas estaria invadindo uma propriedade particular para provocar incêndios criminosos.
“Os detidos estavam dentro do terreno desmatando, e já nos preparativos para colocar fogo na vegetação. Em uma ação rápida do Batalhão Leste, com o apoio do Batalhão de Trânsito, tivemos êxito na prisão desses infratores e na apreensão de diversos materiais utilizados para esse tipo de crime”, disse o tenente-coronel.
Durante a ocorrência, as equipes policiais se depararam com focos de incêndio na área verde, o que configurou o flagrante das ações criminosas ambientais. Com os detidos, foram apreendidos 10 terçados e um serrote, usados para o desmatamento ilegal.
De acordo com o comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, as operações policiais estão sendo intensificadas para combater as irregularidades ambientais em Manaus e na Região Metropolitana. “A determinação do governador Wilson Lima que a PMAM está seguindo é punir, com o rigor que estabelece a lei, todos aqueles que cometerem infrações contra o meio ambiente. Nossas equipes estão empenhadas, em diversas frentes de atuação, para coibir o registro de crimes dessa natureza”, afirmou o coronel Klinger.
Os suspeitos encontrados na área de invasão no Distrito Industrial foram conduzidos para o 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP). Segundo a delegada de Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Patrícia Santos, eles irão responder pelos crimes ambientais e de esbulho possessório, que é a ação de tomar posse de um bem de forma ilegal.
Força-Tarefa
No dia 11 de outubro, o governador Wilson Lima deu o start no reforço das fiscalizações aos crimes ambientais na região do município de Autazes (a 112 quilômetros da capital), com o envio de mais 64 agentes, entre policiais militares e técnicos do Ipaam, além de 16 viaturas e duas aeronaves. Os agentes e viaturas foram deslocados de Manaus para o município, que registrou 108 focos de calor somente no dia de hoje, deixando a capital do estado encoberta por fumaça.
O efetivo designado para Autazes é de policiais do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) e das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam). Além disso, a PMAM enviou reforço da Rocam e Força Tática para o município de Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus).


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Presidente Roberto Cidade destaca avanços do Parlamento em 2025 durante encerramento dos trabalhos legislativos
Cidadãos podem registrar ocorrências policiais online através do sistema DEVIR
Super Centro de Diagnóstico de Câncer: FCecon recebe equipe do A.C.Camargo
Prefeitura garante mobilidade durante corrida e concurso neste domingo, 14/12
Última parcela do IPTU 2025 vence nesta segunda-feira, 15/12, e contribuintes ainda podem garantir participação no IPTU Premiado
Sob comando do presidente Roberto Cidade, 26 personalidades recebem a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo na Aleam