O prefeito de Manaus, David Almeida, abriu oficialmente a agenda de entregas de 2026 com a inauguração da Unidade de Saúde da Família (USF) Adalgiza Barbosa de Lima, de porte 4, no bairro Lírio do Vale, zona Oeste da capital. A nova estrutura marca a primeira de uma série de entregas que serão realizadas nos próximos dias, reforçando o compromisso da gestão com resultados concretos já no início do ano.
Com funcionamento em horário estendido, das 7h às 19h, a unidade tem capacidade para realizar até 19,3 mil atendimentos mensais, beneficiando diretamente cerca de 26,6 mil moradores da região. O equipamento passa a integrar a rede de atenção primária da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) com uma estrutura moderna, ampliada e totalmente reconstruída no local onde funcionava a antiga USF Luiz Montenegro, que precisou ser demolida.
Durante a solenidade, o prefeito anunciou ainda que a gestão está na fase final de ajustes para autorizar a ordem de serviço do Hospital-Dia Municipal, considerado um marco histórico para a saúde pública da capital.
“Estamos começando 2026 trabalhando e entregando resultados. Hoje entregamos saúde, amanhã teremos outras inaugurações, como quadra coberta, escolas, títulos definitivos, CRAS, ônibus novos. Essa unidade é a primeira de uma série de entregas que faremos nos próximos dias. E estamos correndo para dar a ordem de serviço do hospital municipal ainda em janeiro ou, no mais tardar, em fevereiro”, afirmou David Almeida.
O prefeito ressaltou ainda que a capital praticamente dobrou a cobertura da atenção primária nos últimos anos.
“Manaus saiu de 47% para 92% de cobertura em atenção básica. Praticamente dobramos os serviços em quatro anos. Agora, depois de fazer o dever de casa na saúde básica, vamos avançar para a média e alta complexidade, com a construção do primeiro hospital municipal da história da cidade”, completou.
A USF Adalgiza Barbosa de Lima conta com quatro equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal, formadas por médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, técnicos e agentes comunitários de saúde, totalizando 79 servidores. A unidade oferece consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, vacinação, pré-natal, dispensação de medicamentos, exames e testes rápidos, além de programas de acompanhamento de pacientes com hipertensão, diabetes, hanseníase e tuberculose.
O subsecretário municipal de gestão da Saúde, Djalma Coelho, destacou que a unidade inaugura com uma carteira de serviços ampliada e diferenciada.
“Essa unidade nasce com toda a carteira de serviços da atenção primária. Temos programas como o do pé diabético, hanseníase, tuberculose, pré-natal, puericultura, além de farmácia ampliada com farmacêutico fixo. É uma estrutura pensada para atender com qualidade, acolhimento e humanidade”, explicou.

Segundo ele, o avanço é resultado de planejamento e presença constante da gestão. “Essa unidade estava abandonada em gestões anteriores. Hoje, graças ao olhar atento do prefeito e à escuta da população, esse sonho se realiza. Manaus é hoje referência nacional em atenção primária”, completou.
A unidade leva o nome da médica Adalgiza Barbosa de Lima, que teve trajetória marcada pela dedicação à saúde pública e privada no Amazonas. Durante a cerimônia, a mãe da homenageada, Edilvanira Barbosa de Lima, agradeceu à prefeitura pela homenagem.
“Receber o nome da nossa filha, eternizado em uma unidade de saúde, é um reconhecimento imensurável ao sonho de vida dela. Que este lugar seja sempre um símbolo de cuidado, esperança e acolhimento para todas as famílias que aqui chegarem”, declarou, emocionada.
Representando a Câmara Municipal de Manaus, o vereador Eduardo Assis destacou a parceria entre o Legislativo e o Executivo para viabilizar os avanços da gestão.
“Essa transformação que estamos vendo na saúde só é possível porque existe planejamento, liderança e parceria. Manaus saiu de uma realidade precária para se tornar referência nacional em atenção básica. Essa gestão tem números, entregas e resultados concretos”, afirmou.
Primeira entrega de um novo ciclo
Além de inaugurar a nova USF, o prefeito reforçou que o ano começa com uma agenda intensa de entregas em diversas áreas, como educação, infraestrutura, assistência social e mobilidade urbana.
“Nós assumimos a prefeitura em plena pandemia e viramos a chave. Hoje, Manaus é exemplo para o Brasil. E 2026 começa do mesmo jeito: com trabalho, planejamento e entrega. Essa é apenas a primeira de muitas que ainda virão”, disse David Almeida.
Ainda de acordo com o prefeito David Almeida, os resultados alcançados pela administração municipal são fruto de uma gestão presente, construída no contato direto com a cidade e com a população. “Gestão pública não se faz de dentro de gabinete. Ela se faz nas ruas, ouvindo as pessoas, acompanhando obras, cobrando soluções e corrigindo falhas no dia a dia. É assim que a gente identifica o que precisa melhorar e entrega resultados concretos para quem vive em Manaus”, concluiu o prefeito, ao destacar que a presença constante nos bairros e o diálogo com a população orientam as decisões da Prefeitura e fortalecem a eficiência dos serviços públicos.
Texto – Emanuelle Baires / Semcom-Prefeito
Fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom-Prefeito


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Prefeitura de Manaus registra mais de 6 mil inscrições para vagas em creches municipais
Lei de Roberto Cidade propõe interiorização da inovação, geração de oportunidades e qualificação de jovens no interior do Estado
Prefeito David Almeida inicia 2026 com entrega de USF de porte 4 e anuncia nova sequência de inaugurações em Manaus
Sob a presidência de Roberto Cidade, Aleam avança na valorização dos Legislativos municipais do Amazonas
Prefeitura de Manaus informa locais de atendimento das Unidades Móveis de Saúde da Mulher
Avião cai no Rio Negro, em Iranduba, e deixa dois feridos