A Prefeitura de Manaus sai à frente na governança ambiental e posiciona a capital amazonense como uma das únicas do Brasil a possuir inventário de emissões de gases de efeito estufa. O estudo faz parte do Plano de Ação Climática de Manaus, que foi elaborado pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Mudança do Clima, composto por 21 secretarias e coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), com consultoria da I Care. O plano segue em consulta pública de 21/10 a 21/11, com o objetivo de coletar observações e propostas de melhoria ao conteúdo, fortalecendo a transparência e a construção coletiva das políticas climáticas do município.
No Brasil, mais da metade das capitais não possui Plano de Ação Climática. Manaus é uma das 3 cidades da região Norte a ter esse instrumento de gestão. O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Fransuá Matos, destaca a importância do plano para a população manauara.
“Já temos muitas ações no enfrentamento à mudança do clima, como a implantação de pomares urbanos para a melhora do microclima, plantio recorde em áreas públicas e gestão das áreas protegidas. A Prefeitura de Manaus, na gestão do prefeito David Almeida, está posicionada nacional e internacionalmente com a finalização do Plano de Ação Climática. Com os estudos realizados ao longo da elaboração do plano, tivemos diagnósticos da realidade da cidade e definimos as ações necessárias para aliar desenvolvimento sustentável e adaptação climática de Manaus”, afirmou.
O Plano de Ação Climática é um instrumento estratégico que reúne diagnósticos, metas e ações voltadas à mitigação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e à adaptação da cidade aos impactos das mudanças climáticas. O documento foi construído de forma participativa, com a realização de visitas técnicas e oficinas com membros de órgãos públicos e representantes da sociedade. Agora, ele entra em sua etapa final de validação junto à população. O arquivo está disponível para leitura em: https://www.manaus.am.gov.br/semmas/plano-de-acao-climatica-de-manaus/
Para enviar sugestões, a população deve acessar o formulário disponível em: bit.ly/AcaoClimaticaManaus. As contribuições recebidas serão analisadas pela equipe técnica da I Care e pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Mudança do Clima. As sugestões pertinentes poderão ser incorporadas à versão final do documento, que será publicada oficialmente após o encerramento do processo de consulta.
Para o coordenador de Projetos Climáticos da I Care Brasil, Victor Gonçalves, a conclusão do Plano de Ação Climática de Manaus marca um passo estratégico decisivo para o futuro da cidade, ao orientar políticas integradas de mitigação e adaptação frente aos impactos das mudanças climáticas.
“O documento fortalece a convergência entre a agenda local e os compromissos nacionais de redução de emissões e construção de resiliência, ao mesmo tempo em que se insere na mobilização internacional rumo à COP30. Assim, reafirma o papel central das cidades amazônicas na implementação do Acordo de Paris e na ambiciosa meta global de limitar o aquecimento a 1,5 °C”, enfatizou.
No Plano de Ação Climática de Manaus, há o Inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), o Levantamento de Riscos Vulnerabilidades à Mudança do Clima e o próprio Plano de Mitigação e Adaptação à Mudança do Clima. Após a consulta pública e aprovação, será publicado o instrumento legal pela Prefeitura de Manaus, para a execução do plano, que possui mais de 150 ações de curto a longo prazo, divididas em seis eixos estratégicos: Eco Manaus Eficiente, Governança Climática, Manaus + Limpa, Manaus + Verde, Movimenta Manaus e Ordena Manaus.
Para assegurar o monitoramento contínuo e o alcance dos objetivos propostos, cada ação conta com metas específicas, prazos de execução e indicadores que permitem acompanhar seu progresso. Ao final, são destacados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) trabalhados.
(Texto e foto – Taianna Castro / Semmas)
➡️Mais notícias sobre Meio Ambiente, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Autorização para retirada gratuita de absorventes já pode ser emitida nas unidades de saúde de Manaus
Prefeitura de Manaus orienta candidatos que farão as provas do concurso da Semed neste domingo
Governo do Amazonas registra em novembro o menor número de focos de calor desde 2021
Millennium Shopping celebra 21 anos com flashback gratuito dos DJs Raidi Rebello e Márcio Lima
Presidente Roberto Cidade assegura celeridade em votação na Aleam de projeto que garante R$ 160 milhões à saúde do interior
Presidente Roberto Cidade incorpora estrutura do Complexo Esportivo da Aleam ao Centro de Inclusão Sensorial