O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, declarou nesta terça-feira (3) a imposição da lei marcial no país, argumentando que a medida é necessária para combater “elementos pró-Coreia do Norte”. A decisão gerou imediata reação da oposição, que possui maioria no Parlamento e convocou uma sessão de emergência para invalidar o decreto.
A lei marcial, que suspende direitos civis e substitui as leis regulares por normas militares, incluiu o bloqueio de manifestações, controle da imprensa e restrições às atividades parlamentares. Pouco após o anúncio, forças policiais foram deslocadas para impedir o acesso ao Parlamento. Ainda assim, parlamentares oposicionistas conseguiram entrar no plenário e votaram pela anulação da medida, declarando-a inconstitucional.
Em pronunciamento transmitido em rede nacional, Yoon afirmou que a decisão visa proteger a Coreia do Sul contra ameaças do regime norte-coreano e eliminar o que chamou de “forças antiestado”. Apesar das alegações, o presidente não apresentou evidências concretas das supostas ameaças.
A oposição, liderada por Lee Jae-Myung, acusou Yoon de usar o decreto como ferramenta para ampliar seu poder e reprimir adversários políticos. Desde sua posse, em 2022, a gestão de Yoon enfrenta tensões internas, agravadas após seu partido perder as eleições legislativas em abril.
Centenas de manifestantes foram às ruas da capital, Seul, para protestar contra a imposição da lei marcial. Após a votação emergencial no Parlamento, parte das forças policiais retirou-se do local, enquanto manifestantes celebravam a decisão e pediam a renúncia de Yoon.
Autoridades do próprio governo criticaram a medida. Han Dong-hoon, líder do Partido do Poder Popular, sigla de Yoon, declarou que a decisão foi um erro e que trabalhará para revogá-la.
A Casa Branca afirmou que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está monitorando “de perto” a situação, destacando que os dois países mantêm uma parceria estratégica.
A declaração da lei marcial é inédita na Coreia do Sul desde o fim da ditadura militar, nos anos 1980.
➡️Mais notícias Internacionais, você encontra aqui.
(Foto de capa: Yoon Suk-yeol. Getty Images)
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Manaus é a melhor capital brasileira nos indicadores de Meio Ambiente do Ranking de Competitividade dos Municípios
Suframa confirma recursos para segunda fase do projeto de inteligência artificial VitórIA, do MPAM
Roberto Cidade reforça compromisso com Autazes em assinatura de contrato de recuperação de trecho da AM-254
Corinthians vence Flamengo e é bicampeão da Supercopa Rei
PL de Roberto Cidade fortalece transporte fluvial no Amazonas com criação da Escola de Aquaviários
Projeto de Lei de Roberto Cidade propõe notificação eletrônica de veículos removidos