O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, afirmou neste domingo (29) que um avião de passageiros da Azerbaijan Airlines, que caiu na última quarta-feira (25) no Cazaquistão, foi derrubado por tiros provenientes do território russo. O desastre deixou 38 mortos e 29 feridos.
Segundo Aliyev, o avião foi atingido acidentalmente por defesas aéreas russas, enquanto drones ucranianos eram interceptados. Ele criticou versões iniciais apresentadas pela Rússia, que atribuíram o incidente a colisões com pássaros e outras causas.
O presidente russo, Vladimir Putin, pediu desculpas ao Azerbaijão no sábado (28), mas não reconheceu a responsabilidade direta da Rússia pelo abatimento da aeronave. Fontes da investigação preliminar confirmaram que o avião foi atingido por um sistema Pantsir-S, enquanto seu GPS foi afetado por bloqueios eletrônicos.
Investigações e homenagens
Autoridades do Azerbaijão, Rússia, Cazaquistão e Estados Unidos conduzem investigações sobre o caso. O Azerbaijão destacou interferências externas como causa do acidente e suspendeu voos para oito cidades russas por razões de segurança.
Neste domingo, uma cerimônia homenageou as vítimas, incluindo os pilotos Igor Kshnyakin e Alexander Kalyaninov, que foram elogiados por realizarem um pouso de emergência que salvou 29 pessoas.
O desastre aconteceu enquanto a aeronave tentava desviar por centenas de quilômetros para longe de Grozny, no sul da Rússia, após enfrentar dificuldades no espaço aéreo.
Contexto geopolítico
O acidente ocorre em meio a tensões envolvendo Rússia e Ucrânia, com drones ucranianos frequentemente alvejando regiões russas. Até o momento, a Ucrânia não comentou oficialmente o incidente, mas um oficial ucraniano responsabilizou diretamente a Rússia pelo ocorrido.
➡️Mais notícias Internacionais, você encontra aqui.
(Foto de capa: Jornal Nacional/ Reprodução)
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Manaus é a melhor capital brasileira nos indicadores de Meio Ambiente do Ranking de Competitividade dos Municípios
Presidente Roberto Cidade abre ano legislativo de 2026 e reforça papel da Aleam no desenvolvimento do Amazonas
Suframa confirma recursos para segunda fase do projeto de inteligência artificial VitórIA, do MPAM
Roberto Cidade reforça compromisso com Autazes em assinatura de contrato de recuperação de trecho da AM-254
Corinthians vence Flamengo e é bicampeão da Supercopa Rei
PL de Roberto Cidade fortalece transporte fluvial no Amazonas com criação da Escola de Aquaviários