Iniciativas nas áreas de saúde e de proteção de direitos de mulheres, crianças e adolescentes e pessoas com deficiência foram a tônica dos Projetos de Lei aprovados nesta quarta-feira, 5, na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Para o presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (União Brasil), as propostas são de grande relevância e trarão inúmeros benefícios à população.
“Tivemos uma pauta com 33 projetos, sendo a grande maioria propondo melhorias significativas à vida dos cidadãos, que foram apresentados por seus autores, debatidos, votados e aprovados. Quero parabenizar os colegas deputados pelas proposituras, o que confirma o empenho e o comprometimento dessa 20ª legislatura. E esse é um dos pilares do trabalho legislativo: criar leis coerentes, factíveis e que atendam aos anseios da sociedade”, destacou o presidente.
Cidade destaca, entre outros projetos aprovados, o que institui a campanha de prevenção e combate ao assédio sexual em escolas públicas e privadas (PL 101/2023, da deputada Alessandra Campêlo (PSC)); o que obriga a valorização da pessoa com deficiência nas peças publicitárias veiculadas pela administração estadual (PL 06/2023, do deputado Carlinhos Bessa (PV); que propõe o incentivo à doação de cabelo a pessoas carentes em tratamento de câncer (PL 239/2023, da deputada Joana Darc (União Brasil); o que institui o Dia “D” de vacinação contra o Papilomavirus Humano (HPV), no calendário estadual do Amazonas (PL 330/2023, deputada Mayra Dias (Avante); o que institui o Dia Estadual da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) (PL 486/2023, deputado Cristiano D’Angelo (MDB) e o que concede o Selo Segurança Alimentar aos bares, restaurantes e estabelecimentos que ofereçam aos consumidores a opção de refeição livre de lactose e de glúten (PL 237/2023, do deputado Rozenha (PMB).
“A qualidade dos projetos apresentados foi tão boa que a quase totalidade deles foi subscrita por diversos parlamentares, que passam agora a assiná-los como co-autores”, analisou Cidade.
O deputado presidente teve cinco PLs de sua autoria aprovados na sessão. Entre eles, destacam -se o 412/2021, que obriga os hospitais públicos e privados a comunicarem à Secretaria de Estado de Saúde (SES), a ocorrência de partos com bebês com fissura laiopalatal; o 105/2022, que estabelece as diretrizes para o enfrentamento à doença de Alzheimer e enfermidades mentais, na rede estadual de saúde, e o 439/ 2022, que institui a Política Estadual de Inclusão Social de Pessoas com Nanismo com o objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida a essas pessoas no estado do Amazonas.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Festa “Black and Groove” apresenta seis DJs nesta sexta, em Manaus
Meditação, ioga, reiki e auriculoterapia são ofertados em 80 unidades básicas de saúde em Manaus
SUS oferecerá teleatendimento em saúde mental para pessoas com compulsão por apostas
CMM recebe família de criança vítima de erro médico e reafirma compromisso com a busca por justiça
Bloco da Pimentosa 2026 será realizado em 10 de janeiro no Sesi Clube do Trabalhador, em Manaus
Governo promete renovação automática da CNH para bons condutores e avalia eliminar exame psicológico