O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), por meio da Escola de Contas Públicas (ECP), abriu inscrições para mais uma edição do Programa de Formação de Agentes de Controle Social (Profac). Criado em 2015, o curso celebra 10 anos formando cidadãos para acompanhar e fiscalizar os gastos públicos, fortalecendo a participação social e a transparência.
“Mais do que um curso, o Profac do Tribunal de Contas do Amazonas é um instrumento de transformação. Formamos agentes capazes de exercer o controle social com consciência, técnica e responsabilidade”, afirmou a conselheira-presidente Yara Amazônia Lins.
As inscrições vão de 16 a 31 de julho, e podem ser feitas pelo link https://forms.gle/vyqoTBmgT47QGMWLA.
A seleção será por ordem de envio, seguindo as 200 vagas disponíveis. O edital do programa está disponível no Diário Oficial Eletrônico (DOE), na edição deste dia 15 de julho, ou clicando aqui.
Os aprovados terão seus nomes divulgados até o dia 8 de agosto, no DOE e no site do TCE-AM.
Gratuito e 100% online, o curso oferece carga horária de 120 horas, com aulas ao vivo, atividades práticas no Google Class e apoio direto de tutores.
“Cada participante do Profac se torna um multiplicador do controle social. É a sociedade assumindo seu papel na construção de uma gestão pública mais justa.”, destacou o conselheiro Júlio Pinheiro, coordenador da ECP.
Podem participar pessoas com mais de 18 anos, com ensino fundamental completo, domínio básico de informática e acesso à internet.
O conteúdo é dividido em três etapas, com dois módulos cada, abordando orçamento público, controle de gastos, cidadania, educação e saúde. Além disso, traz noções dos instrumentos de planejamento orçamentário, como PPA, LDO e LOA; rodas de cidadania realizadas pela Ouvidoria do TCE-AM; mecanismos de controle das ações governamentais e controle popular sobre licitações e contratos administrativos.
(Texto: Adríssia Pinheiro. Foto: Joel Arthus)
➡️Mais notícias sobre Política, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Trio flagrado com R$ 2,5 milhões em shopping de Manaus responde em liberdade; Justiça detalha atuação de cada suspeito
Caso Benício: médica é citada por três testemunhas por suposta tentativa de apagar erro em prontuário, diz polícia
Definidos os grupos da Copa do Mundo de 2026; Brasil estreia contra o Haiti em 13 de junho
Mulheres protestam em todo o Brasil contra o feminicídio e a violência de gênero neste domingo (7)
Autorização para retirada gratuita de absorventes já pode ser emitida nas unidades de saúde de Manaus
Prefeitura de Manaus orienta candidatos que farão as provas do concurso da Semed neste domingo