Após oito dias de paralisação, os professores da rede municipal de Manaus encerraram a greve nesta sexta-feira (21), conforme anúncio do Sindicato dos Professores e Pedagogos de Manaus (Asprom Sindical). A mobilização foi motivada pela aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 8/2025, que altera as regras da Previdência para servidores municipais. A proposta foi aprovada pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) na segunda-feira (17) e sancionada pelo prefeito David Almeida (Avante) na quarta-feira (19).
Mesmo com o fim oficial da greve, o Asprom informou que a categoria permanece em “estado de greve” para manter a mobilização em torno de outras pautas, como melhores condições de trabalho, garantia de direitos e demandas estruturais enfrentadas dentro das escolas. O sindicato também comunicou que os dias parados deverão ser repostos pelos profissionais.
Na noite de quinta-feira (20), professores realizaram um protesto contra a sanção da reforma da Previdência. Durante a manifestação, ao menos dez educadores relataram agressões por parte de agentes da Prefeitura. Em nota, o município negou qualquer tipo de violência, uso de spray de pimenta ou contato físico com os manifestantes por parte de servidores ou da Guarda Municipal.
A reforma atinge diretamente mais de 20 mil servidores ativos e 9,5 mil aposentados e pensionistas. Entre as principais mudanças estão a alteração da idade mínima e novas regras de aposentadoria para servidores que ingressaram no serviço público após 31 de dezembro de 2003. Segundo a Prefeitura, não haverá aumento das alíquotas de contribuição.
A diretora-presidente da Manaus Previdência, Daniela Benayon, afirmou que a reforma busca equilibrar o sistema previdenciário e garantir o pagamento de aposentadorias e pensões no futuro. Ela ressaltou que a medida foi respaldada por estudos técnicos que apontaram risco de desequilíbrio financeiro no Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) se não houvesse mudanças.
Com a sanção do PLC nº 8/2025, a Prefeitura de Manaus inicia agora o processo de implementação das novas regras, o que inclui adequações administrativas, atualização de sistemas e capacitação das equipes de Recursos Humanos dos órgãos municipais.
➡️Mais notícias sobre Segurança, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
STJ deve julgar pedido de liberdade de réus do caso Djidja em dezembro
Temporada de cruzeiros 2025 no Amazonas começa com chegada de navio com mais de mil turistas
Justiça autoriza prisão domiciliar para “Dama do Tráfico” no Amazonas
Professores encerram greve após oito dias em Manaus, mas categoria segue em estado de alerta
Quatro toneladas de drogas são incineradas em Manaus após apreensões ao longo de 2025
Roda-gigante turística será inaugurada na Ponta Negra, em Manaus, durante programação de Natal