A deputada Joana Darc (UB), autora do Projeto de Lei (PL) n° 1003/2024, defende que a propositura seja aprovada na volta dos trabalhos legislativos na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A proposta pretende instituir o “Sistema Estadual de Multa por Maus-Tratos a Animais Vinculados ao Cadastro de Pessoas Físicas CPF”, para garantir a efetividade das penalidades aplicadas em casos de maus-tratos à fauna.
A justificativa aponta que o abandono e os maus-tratos aos animais são problemas persistentes que exigem medidas rigorosas para garantir a proteção e o bem-estar animal. Para a parlamentar, apesar das legislações existentes, a aplicação das penalidades muitas vezes enfrenta desafios relacionados à identificação e cobrança dos infratores.
“Esse projeto de lei propõe a vinculação das multas por maus-tratos aos animais, sejam domésticos ou silvestres, ao CPF ou CNPJ do infrator, aumentando a eficiência no cumprimento das sanções no Amazonas. Todos os dias recebemos diversos casos e com essa lei é possível monitorar e cobrar as penalidades com mais eficiência, dificultando a impunidade”, defendeu.
Vale ressaltar que experiências similares em outros estados e países demonstram que a aplicação rigorosa de penalidades financeiras reduz significativamente a reincidência de infrações.
Impacto educacional
A propositura reforça a fiscalização e integração com sistemas estaduais, amplia a capacidade de identificação e responsabilização de infratores.
Para Joana Darc, o impacto educacional que carrega a propositura serve para contribuir na educação sobre os crimes de maus-tratos aos animais, trazendo mais proteção à fauna silvestre e doméstica do Amazonas.
“As penalidades mais rigorosas contribuem para a conscientização da sociedade sobre a gravidade dos maus-tratos aos animais. Isso é um crime que precisa ser combatido de todas as maneiras, e sabemos que fazer doer no bolso do indivíduo faz com que alcancemos resultados positivos quando o assunto é reduzir os casos de animais maltratados”, disse.
Destino das multas
O projeto defende que a destinação das multas seja enviada para o Fundo Estadual de Proteção e Bem-Estar Animal, para ficar garantido que os recursos sejam utilizados para resgate, cuidado e reabilitação de animais vítimas de maus-tratos no Amazonas.
📲 Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
➡️Mais notícias sobre Política, você encontra aqui.
Foto: Assessoria de Comunicação


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Sepet-AM realiza agendamento do Castramóvel durante o Governo Presente no Educandos
Cliente fica trancada em supermercado após encerramento das atividades e o Corpo de Bombeiros é acionado
Detran-AM autua mais de 3.280 veículos na operação ‘Carga Pesada’ em 2025
Prefeito David Almeida anuncia programação oficial do ‘Réveillon Manaus 2026’
Em Lábrea, presidente Roberto Cidade recebe Título de Cidadão Labrense e reforça compromisso com o município
Casa de Vidro do BBB 26 na região Norte será instalada em Manaus, no bairro Cidade Nova