Pai atípico, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), fez um indicativo ao Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES/AM), para que seja verificada a possibilidade de adequação dos Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAICs), instalados na capital, para atendimento às crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Cidade justifica a indicação com base em dados fornecidos pelo Instituto Autismo do Amazonas, que demonstram que o Amazonas possui mais de 20 mil pessoas diagnosticadas com TEA. Os números, porém, tendem a ser muito superiores.
“A criação de espaços adequados é fundamental para oferecer suporte terapêutico e educacional, promovendo a inclusão social e escolar dessas crianças e adolescentes. Por isso, apresentei esse indicativo, para que possam ter mais comodidade nos atendimentos e não precisem se deslocar tanto para terem acesso aos estímulos que precisam. Já aprovamos nesta Casa muitas leis importantes para esse público, mas agora a gente precisa que o Estado execute e isso chegue na ponta, para nossas crianças que precisam e merecem o melhor tratamento”, reforçou.
A implementação de centros especializados, conforme o indicativo, é vital para proporcionar um ambiente terapêutico inclusivo, essencial para o desenvolvimento das habilidades comunicacionais, sociais e motoras das crianças e adolescentes com TEA. Adequar espaços dentro dos CAICs com estímulos sensoriais controlados e comunicação visual adaptada facilitará o processo terapêutico e educacional, promovendo a autonomia e a inclusão social desses indivíduos.
A iniciativa não apenas atenderá a uma demanda crescente, mas também promoverá a inclusão, o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida desses indivíduos e de suas famílias no estado do Amazonas.
Centro de Inclusão Sensorial na Aleam
O deputado presidente confirmou, ainda, a inauguração do Centro de Inclusão Sensorial para o primeiro semestre deste ano. O espaço, que funcionará dentro das dependências do Legislativo Estadual, irá ofertar terapias e atendimentos direcionados para crianças e adolescentes com TEA e com Síndrome de Down.
“Estamos concluindo as instalações do Centro Sensorial da Aleam e, ainda no primeiro semestre deste ano, ele estará em funcionamento. Inicialmente, serão 200 vagas para servidores do Legislativo e seus dependentes, mas nossa expectativa é de que esse número seja ampliado, gradativamente, para o público em geral no decorrer do ano. Esse será um trabalho social enorme. Não somos a primeira Assembleia do país com essa oferta, mas seremos a primeira da região Norte. Sabemos das dificuldades de mães e pais atípicos para oferecer os atendimentos necessários e para nós da Aleam, é motivo de muita alegria poder ter um espaço como o que teremos aqui”, declarou o deputado.
O Centro de Inclusão Sensorial irá oferecer atendimento médico ambulatorial, acompanhamento com nutricionistas, terapias ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, odontólogos e demais especialistas necessários à fisiologia da recuperação motora.
📲 Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
(Foto: Herick Pereira)
➡️ Mais notícias sobre Política, você encontra aqui.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa mostra potencial biotecnológico da folha de pau-de-balsa como substituto do mercúrio na mineração
No Amazonas, mais de três mil indígenas realizam festival e jogos indígenas
ASPROC e Consea-AM realizam doação de 50 kg de pirarucu para catadores de reciclagem em Manaus
Últimos dias de inscrições para o 2º “Close”, festival de cinema dedicado a obras com temáticas do universo LGBTQIAPN+
Abril Indígena Valer: Duhigó, Paulo Dessana e Ytanajé são os convidados da Roda de Conversa, neste sábado (19)
Em vistoria, Roberto Cidade cobra de DNIT ação efetiva para recuperação do Porto de Borba, que foi destruído por balsa de soja